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Confira dicas para incluir a água no seu dia a dia

Nutricionistas falam sobre a importância em beber água e ensinam como adotar hábitos simples para ingerir mais líquidos durante o dia

    Beba mais água com dicas simples! © iStock


    Beber água no decorrer do dia é fundamental. Isto porque a bebida é essencial na manutenção de todos os processos metabólicos vitais para o organismo e transporta oxigênio e nutrientes das células.

    Consumir a quantidade correta de água também ajuda a desintoxicar o corpo. Isto porque, segundo Flavia Salvitti, nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição do Hospital San Paolo, ela leva as toxinas das células para os rins, onde serão processadas e eliminadas através da urina.

    A água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura corporal e reduz infecções. Tomar água gelada pode até ajudar a emagrecer, isto porque, segundo a nutricionista, no momento em que ingerimos a bebida gelada o corpo trabalha para manter a nossa temperatura corporal. "O metabolismo acelera e isso ajuda a emagrecer”, explica.

    Além disso, de acordo com um levantamento da Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, a ingestão de dois a três copos de água antes das principais refeições auxilia no controle do apetite.

    Qual a quantidade recomendada?

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é consumir, no mínimo, dois litros de água por dia, o que equivale de oito a dez copos ao dia. Para as crianças, essa quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos ao dia. 

    A nutricionista destaca que a baixa ingestão de água pode causar desidratação, além de sintomas como cansaço, dor de cabeça, tontura e mau funcionamento do trânsito intestinal.

    Dicas para beber mais água  

    Confira dicas da nutricionista Roberta Cassani, da IBBL, de como adotar hábitos simples e beber mais água durante o dia.

    1. Use a tecnologia ao seu favor? Alguns aplicativos para celular – como Water your BodyDrink-o-maticHydroBeba água e Drinking water – ajudam a lembrar de beber água e cumprir a meta.
       
    2. A água não deve mesmo ter um gosto específico, mas pode ter uma sutil diferença de percepção. Se o sabor não te agradar, existem formas simples de mudá-lo. Uma dica é acrescentar três rodelas de pepino, cinco folhas de hortelã e um pedaço de gengibre em um litro de água. De quebra, você ainda tem uma bebida detox e que acelera o metabolismo.
       
    3. Outra boa dica é para quem prefere as frutas: misture um litro de água com cinco morangos cortados ao meio, duas rodelas de limão siciliano e três folhas de manjericão. A mistura é refrescante e muito perfumada, deixando o ato de beber água uma delícia.
       
    4. Assim como fazemos com os alimentos, se estiver fora de casa, fique atento à qualidade da água. Veja qual a procedência, se ela foi devidamente purificada antes de ser servida e, mesmo se tiver sido, cheque se não houve contaminação posterior, como garrafas e copos sujos, por exemplo. Uma dica é sempre carregar consigo uma squeeze com água purificada.
       
    5. É importante lembrar que o consumo de água in natura não pode ser interrompido, mas também é possível se hidratar consumindo frutas e vegetais que tenham bastante água. Melancia e brócolis são bons exemplo. Sucos naturais também são boas alternativas, mas é importante prestar atenção na quantidade de calorias para não abusar.
       
    6. Quem faz atividade física - e perde muito suor - pode investir em bebidas isotônicas, pois além de hidratar, também repõem os sais minerais perdidos durante o exercício.

    Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

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