5
Obrigado

Chá de canela: conheça o segredo para ter mais saúde e menos quilos na balança

Além de emagrecer e outros benefícios para o corpo, tomar  chá de canela todos os dias pode contribuir para deixar a pele muito mais bonita

Poderoso termogênico, o chá de canela dá mais energia e pode ajudar no emagrecimento.


Alguns alimentos apresentam um aroma tão característico que é muito fácil reconhecê-los. Um bom exemplo é a canela. Curinga em preparações de doces e outras receitas da culinária brasileira, a especiaria também pode ser uma grande aliada da saúde, principalmente em forma de chá de canela

Entre os nutrientes encontrados na infusão, os principais são:

  • as vitaminas C e A;
  • e os minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio.

Essas substâncias agem como antioxidantes, combatendo a exposição das células aos radicais livres, ou seja, o chá de canela protege o corpo de infecções, doenças e do envelhecimento precoce.

Além disso, o chá de canela possui grande concentração de polifenóis, substâncias que ajudam no controle de doenças como obesidade, síndrome metabólica, aumento de colesterol, dentre outras.

“Na medicina tradicional chinesa, a canela é considerada um remédio para doenças respiratórias, digestivas e ginecológicas”, acrescenta Mariane da Cruz Lopes, nutricionista clínica e funcional.

Chá de canela acelera o metabolismo 

Segundo estudos, a canela ainda contribui para a redução de açúcar no sangue. “O que faz dela uma ferramenta auxiliar e segura para a prevenção e tratamento de diabetes”, comenta a nutricionista Thais Tezza. 

De acordo com a especialista, o alimento também ajuda na redução da pressão, da taxa de triglicerídeos e da massa de gordura, o que contribui para o emagrecimento.

“Nesse último caso, a perda de peso se dá pelo efeito termogênico do chá de canela, que acelera o metabolismo do corpo”, explica Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga da Estima Nutrição.

Sem esquecer que a canela, assim como sua infusão, é um anticoagulante natural, o que diminui os riscos de problemas circulatórios. Ou seja, é excelente para quem sofre de inchaços nas pernas, por exemplo.

Consumo e excessos

Para conseguir atingir todos os benefícios mencionados, o ideal é consumir um litro do chá de canela ao longo do dia. Mas fique atento para não ultrapassar essa quantidade.

“Algumas pessoas relatam sensação de aumento do batimento cardíaco no uso de canela. Mas isso vai depender muito do modo como o composto bioativo do alimento será absorvido pelo sistema digestivo da pessoa”, esclarece Thais.

Também não é indicado o consumo da bebida no período da noite, pois pode ocorrer agitação e possível insônia. “Estudos mostram ainda que a canela não é benéfica às gestantes, pois pode induzir à contração do útero e, por consequência, levar a um possível aborto”, alerta Gabriela.

Receita de chá de canela

Para não errar na hora de preparar o chá de canela, siga receita abaixo:

Chá de canela

Ingredientes:

  • 2 canelas em pau
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água;
  2. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as canelas em pau;
  3. Deixe em infusão por 5 minutos e depois coe; 
  4. Se quiser, pode acrescentar pequenos pedaços de gengibre e cravos no chá. 

Copyright foto: iStock

Este documento, intitulado 'Chá de canela: conheça o segredo para ter mais saúde e menos quilos na balança', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.