Cozinhas americanas planejadas: união de praticidade e estética

Cômodo convivial por excelência, a cozinha americana é um espaço da casa que merece atenção especial na hora de decorar

A cozinha americana cria um ambiante mais convivial.

A cozinha americana planejada se tornou, ao longo do tempo, verdadeira estrela da casa. Construída sem parede, esse modelo de cozinha revolucionou o interior das casas, inaugurando uma nova dimensão. A abertura de espaço permitiu a renovação do visual e a novas possibilidades de disposição dos utensílios desse ambiente. Mais estéticas, elas são adornadas com materiais modernos e feitos sob medida. Também mais práticas, elas apresentam um sistema de organização bem pensado, fruto de uma tecnologia de ponta em ergonomia

Em alta há alguns anos, a cozinha americana ampliou o espaço de convivência, antes reservado às salas. Com uma arquitetura que privilegia, otimização do espaço e maior liberdade de circulação, esse cômodo é agradável e convidativo. A Revista da Mulher selecionou fotos de cozinhas americanas planejadas atuais, criadas por profissionais da decoração e que fazem sonhar. Confira!

Copyright foto: Elodie Rothan

Modesta

Uma misutra de propostas dão charme ao ambiente

 

Essa cozinha americana planejada divide o mesmo espaço com a sala de estar e a sala de jantar. Bem integrada em um canto, ela é simples, e super funcional. Pintada com uma cor cinza claro, o cômodo se compõe principalmente de móveis baixos, e de revestimento em concreto. A coifa contemporânea e a luminária industrial fazem lembrar que aqui o ecletismo em está em jogo, porém de forma equilibrada.

Copyright foto: Elodie Rothan

Grande

Uma cozinha é imponente que ocupa o espaço com classe.

 

Casa contemporânea e ecológica, a residência Les Blanches de Payzac foi construída em um grande espaço de cerca de 100 m². Instalada em um centro iluminado, com um leve recuo no espaço, essa cozinha americana planejada adotou uma decoração moderna e colorida, com um audacioso casamento do armário preto e do amarelo vivo das cadeiras metálicas matizadas. Instalados ao longo do comprimento, os móveis pretos da loja sueca Ikea ganham uma bancada de concreto.

Copyright foto: Elodie Rothan

Vintage

Autenticidade num ambiente que mistura cores e texturas.

 

Designer de interiores, Karine Somonot reformou para sua família um triplex de 360 m². Sua marca registrada: móveis vintage e industriais revisitados e mesclados com algumas criações lúdicas, dando ao ambiente um visual autêntico e feminino. A cozinha americana é separada da sala de estar somente por uma meia-parede. Pequenas mesas de bar criam um ambiente único, dando a sensação de ser, ao mesmo tempo, um espaço interno e externo. Acima da cozinha, uma abertura zenital bem prática traz luz natural para o ambiente. 

Copyright foto: Cécile Debise

 

Discreta

Detalhes que fazem a diferença.

 

O arquiteto, François Thoulouze, e a decoradora, Michèle Crouzet, colaboraram na restauração do Castelo Les Carrasses. Procurando "trabalhar com o prédio, e não contra ele", disse o proprietário Karl O'Hanlon, a equipe respeitou o lugar, modernizando-o completamente. Antigamente, este espaço no térreo era contínuo: ele se comunicava com um grande espaço do lado norte. A fim de inserir uma cozinha americana planejada nesse espaço, a abertura central foi fechada e, do outro lado, foi criado um quarto. De modelo italiano, a cozinha se harmoniza com as cores da sala de estar e é equipada com uma porta dupla de madeira deslizante, que reproduz os frisos moldados. Assim, quando as portas são fechadas, a cozinha é habilmente disfarçada.

Copyright foto: Elodie Rothan

Vermelha

A cor vermelha traz alegria ao ambiente.

 

Laurence Garrisson, da agência La Décorruptible, renovou este apartamento situado em pleno coração da cidade de Paris, no estilo loft e industrial. A grande parte dos trabalhos aconteceu na área da cozinha americana: foi preciso planejá-la totalmente, já que ela não existia originalmente. A designer de interiores escolheu móveis da loja Ikea, na cor vermelha, porque é alegre e calorosa. A fim de criar um canto para refeições prático e discreto, foi instalado uma grande bancada, estilo mesa de bar, podendo acolher até seis pessoas. O branco e inox dos bancos fazem um contraste harmonioso com os outros objetos do ambiente.

Copyright foto: Cécile Debise

Sóbria e sofisticada

Uma cozinha contemporânea em uma casa na floresta.

 

No coração da região vinícola de Saint-Martin-de-la-Garrigue, o arquiteto Henri Gueydan, da agência Ciel Rouge Création, desenhou uma casa contemporânea em perfeita harmonia com a natureza ao redor. Equipada com objetos e móveis em cores claras, como painéis de madeira e materiais brutos, essa cozinha americana tem atmosfera suave e luminosa. Ela divide simetricamente o ambiente com a sala de estar e a sala de jantar no térreo da casa. A ausência de paredes abre as perspectivas e acentua a sensação "dentro-fora" criada pelas várias portas de vidro que se abrem para o jardim. A cozinha possui uma ilha em concreto liso, com uma sútil cor de terra; cadeiras com pernas longas conferem um ar elegante ao ambiente.

Copyright foto: Elodie Rothan

Ergonômica

As pedras rústicas que combinam com o ambiente.

Em uma floresta na região do Luberon, na França, uma parte de uma antiga casa foi reformada de maneira contemporânea. O living é composto de um salão e de uma cozinha americana. Essa segunda, dispõe de uma mesa de jantar localizada no centro do cômodo; em uma extremidade, os móveis foram organizados de forma a não ocuparem muito espaço; e na outra, uma bancada com a pia, cooktop e outros utensílios completam o ambiente. As velhas pedras harmonizam-se com a decoração moderna: piso de cimento liso, móveis brancos laqueados, outros em inox e uma mesa alta com belos bancos. 

Copyright foto: Elodie Rothan

Ultra moderna

Objetos grandes e imponentes compõem a decoração.

 

Na residência do arquiteto Maurice Padovani, em Marselha, a cozinha é um elemento fundamental da casa. É o lugar de convívio onde se pode circular livremente. A cozinha americana é uma extensão da sala de jantar, ela possui uma ilha feita sob medida: a altura desse móvel é perfeita para o cômodo. As cores dos móveis foram pensadas com cuidado, Padovani optou por explorar os tons cinza, preto, vermelho e ocre. Além disso, toda a fachada sul se beneficia de uma bela luz natural, graças às grandes portas de vidro que dão acesso direto ao jardim. 

Copyright foto: Elodie Rothan

Arejada

A cozinha harmoniza-se perfeitamente com o espaço exterior da casa.

 

Na residência do casal de arquitetos Artaud-Thirard da agência Comme Quoi Architecture, a cozinha americana é pequena e possui somente uma parede dedicada aos eletrodomésticos. O teto, mais baixo que o da sala de estar, por causa de diferença de nível do solo, permite reforçar a intimidade desse cômodo muito iluminado, graças à sua grande porta de vidro. O espaço se prolonga até um terraço no mesmo nível, que, no verão, parece fazer parte integrante do jardim. A ausência de parede entre os dois espaços do térreo reforça, assim, a amplitude da casa, deixando o olhar circular de uma ponta do ambiente a outra.

Copyright foto: Cécile Debise

No cantinho

Os pequenos espaços podem ser bem aproveitados.

 

Em Aix-en-Provence, a designer de interiores, Nathalie Vingot-Mei, reformou este pequeno apartamento redistribuindo engenhosamente os cômodos. Prática e discreta ao mesmo tempo, essa cozinha americana foi planejada para dar mais fluidez aos móveis baixos. Os armários foram fabricados sob medida, laqueados em branco, contrastando harmoniosamente com a bancada em cimento encerado, o que confere ao ambiente um visual natural e refinado. Alguns acessórios em inox e utensílios modernos dão a essa cozinha um estilo inovador e contemporâneo.

Copyright foto: Elodie Rothan

Moderna em inox

Objetos modernos em inox conferem elegância ao espaço.

 

Neste apartamento dos anos 70, os arquitetos, Sabarthès & Luvison, realizaram uma modernização fluida e sutil. Integrada ao living, a cozinha americana torna-se um elemento de decoração fundamental. No cômodo há um jogo de contrastes entre a laca branca, o inox e o revestimento da bancada em granito negro do Zimbábue. Os móveis foram feitos sob medida e o teto apresenta linhas estruturais rebuscadas que permitem incorporar a iluminação de forma delicada. 

Copyright foto: Elodie Rothan

Simples

Uma cozinha moderna no meio da mata.

 

Escondida na floresta, a casa de campo do arquiteto Michel Tortel brinca com a transparência e com os reflexos, aperfeiçoando, assim, esse ambiente que mais se quer completamente voltado à natureza.  O espaço é completamente desprovido de paredes para que se possa contemplar o ambiente exterior, de onde quer que se esteja. A cozinha americana é aberta para a sala de estar, de onde é possível explorar a vista da linda mata verde que envolve a casa.

Copyright foto: Elodie Rothan

Contemporânea e neutra

Sofisticação define essa cozinha americana.

 

Nesta cozinha americana contemporânea, construída por Luzzetti BCE, o revestimento da bancada em mármore de Carrara e piso em madeira clara vem suavizam a sobriedade dos móveis de cor preta. Os proprietários da casa queriam uma cozinha que tivesse a mesma proposta de um bar. O designer David Price criou, especialmente, um móvel que pudesse representar essa ideia: uma mesa-bancada que pode, até mesmo, ser confundida com um objeto de decoração. Esta cozinha pode ser definida como contemporânea, estilosa e neutra: um mix perfeito!

Copyright foto: Elodie Rothan

Veja também
Este documento, intitulado 'Cozinhas americanas planejadas: união de praticidade e estética', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.