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Exercícios para praticar na gravidez

Especialistas explicam os motivos pelos quais as mulheres grávidas devem praticar atividades físicas e indicam as melhores modalidades para as gestantes
Praticar atividades físicas ajuda no bem-estar e até na hora do parto.
É comum encontrarmos gestantes que falam da gravidez como um momento mágico, mas que os incômodos diversos pelos quais passam atrapalham bastante esta vivência. Acontece que é possível reduzir estes desconfortos e se preparar melhor para o parto – e pós-parto – de uma só vez. Trata-se da prática de exercícios na gravidez.
 
Para o ginecologista Bruno Fernandes Gouveia, praticar exercícios na gravidez ajuda não somente no condicionamento físico. “É uma maneira de reduzir tanto os desconfortos físicos, naturais do período – como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço – quanto contribuir para manter o humor da gestante mais estável e ainda melhorar a autoestima e diminuir a sonolência”, explica.
 
O personal trainer Ivan Gomes da Cruz lembra que se a mulher já pratica alguma atividade física ela poderá continuar durante a gestação, salvo em caso de contraindicação médica. “É preciso explicar que os exercícios para praticar na gravidez são basicamente os mesmo praticados antes, com a diferença de que dependendo da atividade será preciso reduzir um pouco a intensidade e os impactos”, reforça.
 
Caso a gestante não tenha praticado atividades físicas regulares antes de engravidar é preciso ter mais cuidado, pois, assim como qualquer pessoa, será preciso acostumar o corpo. “O profissional que acompanha esta gestante deverá analisar cada caso e indicar os melhores exercícios para praticar na gravidez”.
 
Para Ivan Gomes da Cruz, são muitos os benefícios que a prática de atividades físicas pode trazer para a gestante. “É uma maneira de promover o tônus muscular, aumentando assim a força e a resistência corporal, o que contribui muito para gestante a suportar melhor o aumento de peso na gravidez”, destaca. O especialista lembra ainda que isso prepara a futura mamãe para o parto e ainda colabora para seu corpo a voltar à forma após o nascimento.
 

Melhores exercícios para praticar na gravidez

O personal trainer Ivan Gomes da Cruz indicou os melhores exercícios para serem praticados na gravidez, lembrando que, se qualquer alteração ou sintoma se apresentar, a atividade deverá ser interrompida e aconselha-se consultar o médico imediatamente.
 
Alongamentos – Deveria ser um exercício obrigatório para qualquer pessoa, ainda mais para as gestantes. Os alongamentos ajudam a aumentar a elasticidade e flexibilidade do corpo, além de reduzir as dores, podendo ser praticado até no dia do parto.
 
Bicicleta ergométrica – É aconselhado que se pratique somente nos dois primeiros trimestres da gravidez, de 3 a 5 vezes por semana, lembrando que a gestante deve ficar atenta à frequência cardíaca que não deve passar dos 140 bpm (batimentos por minuto).
 
Caminhada – Para aquelas gestantes que eram mais sedentárias e querem praticar alguma atividade durante a gravidez, esta é a mais indicada. Pode ser praticada de 3 a 5 vezes por semana, sempre nos horários com luz solar mais amena. 
 
Corrida leve – Este é um tipo de exercício que é mais indicado para aquelas mulheres que já praticavam exercícios físicos antes de engravidar, podendo ser praticada 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos, até o nono mês de gestação.
 
Hidroginástica – Este é outro exercício indicado para quem levava uma vida sedentária e decidiu iniciar uma atividade durante a gravidez. A hidroginástica contribui para a redução das dores nos pés e nas costas, além de diminuir o inchaço nas pernas. O mais indicado é praticar entre 2 e 4 vezes por semana.
 
Musculação – Mais indicado para as gestantes que já praticavam a modalidade e possuem um condicionamento físico melhor. Entretanto,deve ser praticada com ritmo, intensidade e pesos mais leves (pela metade), sempre com orientação do profissional.
 
Pilates – Este pode ser feito tanto por quem praticava atividades físicas antes da gestação quanto para quem começou agora, mas é preciso ter o acompanhamento de um profissional para evitar riscos. O pilates ajuda a melhorar a respiração e a frequência cardíaca, além de alongar e fortalecer os músculos, sendo também ótimo para a postura da gestante. É indicado praticar 2 ou 3 vezes por semana.
 
Vale lembrar que nenhuma atividade física durante a gravidez deve ser feita sem o acompanhamento de um profissional, pois pode colocar em risco a própria gestação. 
 
 Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

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