Dicas de exercícios de alongamento para começar bem o dia
A prática de exercícios de alongamento é tão importante para o corpo que é muito comum sua execução antes de qualquer outra atividade física, sendo também peça chave da chamada ginástica laboral. Isso porque seu principal objetivo é aumentar a flexibilidade do corpo, dando maior amplitude de movimento para as articulações.
Para o personal trainer Alex Dias, deveria ser uma prática diária para todas as pessoas. “Não importa se o indivíduo pratica ou não exercícios físicos. O nosso corpo é um máquina feita para executar movimentos que nos parecem naturais, mas que exigem um condicionamento físico mínimo para que o faça sem problemas”, explica.
O que acontece é que não é difícil encontrar pessoas que reclamam de dores pelo corpo, de um cansaço físico exagerado, mas que não tomam a decisão de se alongar diariamente. “Ainda que a movimentação diária seja mínima, como em um trabalho de escritório, só o fato de se virar repentinamente para pegar um objeto em uma mesa lateral já pode causar uma lesão caso o corpo não esteja preparado”, afirma o personal trainer.
Benefícios dos exercícios de alongamento
Se ainda há alguma dúvida de que é essencial alongar-se diariamente, veja abaixo outros benefícios citados pelo personal trainer:
- Redução os riscos de lesões musculares e entorses;
- Relaxamento da musculatura, o que evita tensões musculares;
- Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos;
- Redução do estresse pelo relaxamento mental;
- Prevenção do encurtamento muscular;
- Melhora da postura, circulação sanguínea e coordenação motora;
- Redução das cólicas menstruais.
“É preciso lembrar que estes são benefícios diretos, os quais podem ser sentidos imediatamente. Tem ainda aqueles indiretos, que qualquer atividade física nos proporciona e que não percebemos, mas que o corpo agradece”, reforça Alex Dias.
Exercícios de alongamento diários
De acordo com o personal trainer, o melhor momento para se fazer os exercícios de alongamento é pela manhã, de preferência ao acordar. “Assim já preparamos o nosso corpo para as atividades diárias e evitamos que a rotina engula nosso desejo de praticar esta atividade tão importante”, explica. O especialista dá dicas de exercícios simples e rápidos para se fazer diariamente.
Alongamento ao acordar
- Comece alongando lentamente o pescoço para frente, para trás depois para os dois lados, girando-o sobre os ombros em um sentido e depois em outro.
- Em seguida, fique de pé e separe as pernas, flexionando levemente os joelhos e soltando o corpo para frente. Relaxe os ombros e o pescoço, tentando encostar as mãos na ponta dos pés. Respire e eleve o tronco lentamente.
- Depois, eleve o braço direito ao lado da cabeça, segurando-o com a mão esquerda na região do cotovelo, fazendo o mesmo com o outro em seguida. Aproveite para fazer um exercício parecido, mas cruzando os braços na frente do tórax.
- Após isso, faça um movimento de rotação simultânea dos dois ombros para frente e para trás.
- Para terminar, com os braços para trás, entrelace os dedos, mantendo as palmas das mãos voltadas para dentro, e eleve os braços até sentir os ombros sendo alongados.
Alongamento no trabalho
- Mova o pescoço para a direita e em segui da para a esquerda, permanecendo entre 10 e 15 segundos de cada lado.
- Mova os ombros lentamente de maneira circular entre 5 e 10 vezes para frente, depois o mesmo para trás.
- Com as mãos apoiadas nos braços da poltrona (ou no banco) e gire o tronco lentamente para um lado e depois para outro, permanecendo entre 10 e 15 segundos de cada lado.
- Estique os braços e apoie as palmas das mãos na parede e pressione por entre 10 e 15 segundos.
- Sentada, estique uma das pernas e mantenha apenas o calcanhar no chão. Em seguida, tente encostar este pé com as pontas das mãos, mantendo-se assim por 20 segundos. Depois faça o mesmo com a outra perna.
Copyright foto: iStock