Veja dicas de como fazer seu filho largar a chupeta
Paciência e negociação são fundamentais para fazer a criança largar a chupeta
Apesar de alguns riscos relacionados ao uso da chupeta serem bastante conhecidos, este hábito vem sendo passado de geração a geração, fazendo parte da cultura. Justamente por ser quase inevitável o seu uso pelos bebês, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais tenham claramente esta visão de prós e contras do uso da chupeta.
O ideal é que pais conversem com o pediatra para que possam tomar uma decisão sobre a melhor maneira de fazer o filho parar de usar a chupeta. Embora não exista uma idade limite para encerrar o uso da chupeta, após 1 ou 2 anos de idade os pais já devem começar a 'negociar' o encerramento deste ciclo.
Deixando a chupeta de lado
Crianças são seres humanos em formação, então, assim como os adultos, também têm dificuldades de largar um hábito. "Os pais precisam, antes de tudo, terem paciência e consciência que não será de um dia para o outro que os filhos vão largar a chupeta", lembra a psicóloga e especialista em terapia familiar, Helena Monteiro.
Com muito carinho e acompanhamento, a criança vai, aos poucos, deixando a chupeta de lado. Veja a seguir algumas maneiras de evitar o uso ou fazer seu filho deixar de usar a chupeta.
- Na hora de dormir: um novo brinquedo ou a promessa de uma história nova podem ser combinados previamente. A curiosidade e a atração por novidades das crianças podem incentivá-las alargarem a chupeta;
- A entrega da chupeta: esse é o truque mais antigo, mas bastante eficaz. Na ocasião do Natal ou Páscoa, por exemplo, combine de entregar a chupeta ao Coelhinho ou ao Papai Noel, em troca do presente ou chocolate que a criança deseja;
- Furo na chupeta: essa vale para as crianças mais apegadas. Um furo com agulha na chupeta atrapalha a sucção. A mãe pode dizer que a chupeta dá defeito quando a criança já é grande, fazendo isso mesmo quando compra outra. Sem o conforto da sucção, a criança tende a se desinteressar da chupeta;
- Exemplos: mostre as crianças na rua, na creche ou em eventos que não usem chupeta. Use a frase 'ah, fulano não usa chupeta porque ele já é grande'. As crianças, em geral, adoram serem consideradas mais maduras. O efeito pode não ser imediato, mas funciona a médio prazo;
- Restringir o uso: esta é outra dica eficaz para acabar com o hábito da chupeta. A criança passa a 'ter direito' a usar chupeta somente quando vai dormir, ou quando vê TV, enfim, a escolha do momento é negociada. Ela vai, aos poucos, aprendendo que não tem mais necessidade deste hábito.
Amamentação substitui chupeta
Segundo estudos artigo publicado pelo Departamento de Pediatria Ambulatorial e Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, a sucção é um reflexo do bebê desde o útero materno e pode ser observado através de ultrassonografias, que mostram alguns bebês chupando o dedinho.
Portanto, pais não devem se sentir culpado por terem dado chupeta aos filhos. Mas é preciso ter em mente que ela nem sempre é necessária. E o ideal é quando o bebê não se acostuma a usá-la.
"A criança, especialmente em seu primeiro ano de vida, tem uma necessidade fisiológica de sucção, mas a amamentação já seria suficiente no desenvolvimento do reflexo da sucção nos bebês", diz a psicóloga.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Veja dicas de como fazer seu filho largar a chupeta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.