Conheça as cores eleitas pela Pantone para o Inverno 2016
Consultora de moda explica como não errar na hora de combinar os tons escolhidos especialmente para esta estação
Depois do rosa quartzo, escolhida a principal cor de 2016, a Pantone elegeu novos tons que ganham as ruas na estação fria. Além de comandar as peças de vestuário e acessórios no Inverno, estas matizes já apareceram nos desfiles internacionais e começaram a estampar as vitrines das lojas em todo país.
Entre os destaques, estão dois tons de azul: Riverside e Airy Blue. São cores consideradas neutras, mais fáceis de combinar com peças mais vibrantes. Assim como a variação de cinza batizada como Sharkskin, que remete à tonalidade da pele de turbarão e confere um ar mais clássico e até romântico às produções.

Pantone Bodacius, Airy Blue e Sharskin dos desfiles de Lie Sang Bong, Oscar de La Renta e Marissa Webb.
Nesta palheta de cores de Inverno também está o Bodacius, um roxo mais claro que já vem aparecendo nas últimas temporadas, trazendo versatilidade e muito bom gosto às produções o dia a dia.
“A forte influência dos anos 70, que permanece neste Inverno, é responsável pela cartela predominante nas coleções desta temporada. Por isso, os tons outonais ou terrosos são tão importantes, assim como os tons de azul. Completando a cartela mais vista no varejo, destacamos também os tons neutros e cosméticos como o off-white e o nude”, afirma Luciana Parisi, consultora do Senac Moda Informação.
Tons terrosos
Enquanto o rosa quartzo foi um verdadeiro hit no Verão 2016, uma versão mais invernal e fechada deve predominar nos dias frios. Este tom, chamado como Dusty Cedar, “transmite aconchego e bem estar”, de acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Warm Taupe nas passarelas de Jonathan Simkhai, Dusty Cedar na Concept Korea e Potter´s Clay no desfile de Tibi.
Cores próximas ao marrom, numa variação que segue até matizes mais claras, como o nude, também estão em alta. A Pantone chamou de Warm Taupe um tom mais neutro, que harmoniza com tudo e está sendo muito usado nos acessórios. Especialmente bolsas e sapatos com inspiração boho chique.
Já o Potter´s Clay segue um estilo mais country, com produções elaboradas no tão comentado suede. “Os tons terrosos, ou outonais, também estão presentes em muitas coleções e vitrines de roupas, assim como no setor de beleza como esmaltes e maquiagem”, analisa Luciana. “Veludos, camurças, couros, lãs, malhas e tricôs são frequentemente vistos nestas cores. Estamparia e xadrezes também foram criados utilizando combinações com essas cores”, completa.
Inverno quente

Spicy Mostard na coleção de Theallet, Vermelho Aurora na peça da Siriano e Verde Lush Meadow no look de Barbara Bui.
Para mulheres que gostam de uma ousadia a mais, o Spicy Mostard, uma espécie de amarelo queimado, pode ser usado como um detalhe na roupa ou até na produção inteira. Já o Vermelho Aurora e o Verde Lush Meadow prometem arrasar em ocasiões informais e também em vestidos de festa, com um toque a mais de sensualidade e confiança.
“A harmonia de cores outonais entre si já é uma receita de sucesso. Por exemplo, vinho com camelo ou ferrugem com mostarda. Mas se a ideia é um pouco mais de contraste, os azuis podem funcionar muito bem”, finaliza a consultora.
Copyright foto: Reprodução/Pantone/iMAXtree
Este documento, intitulado 'Conheça as cores eleitas pela Pantone para o Inverno 2016', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.