0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Ginástica laboral ajuda a evitar dores no corpo e outras doenças

Entenda como a ginástica laboral pode prevenir dores e trazer maior qualidade de vida

A ginástica laboral traz inúmeros benefícios para a saúde.


Cada vez mais pessoas ingressam em profissões em que é preciso executar movimentos repetitivos ou passar longos períodos em uma mesma posição, na maior parte das vezes, sentado. Não por acaso, aumentam também os problemas de saúde causados por essa situação, que podem, inclusive, levar ao afastamento do trabalho.

Para evitar esse problema, a ginástica laboral pode ser uma excelente aliada. Além de evitar as dores no corpo e outras doenças, os exercícios são práticos e fáceis de fazer.

Ginástica laboral

Trata-se de uma atividade que consiste na execução de uma série de exercícios no próprio ambiente de trabalho, como forma de prevenir as chamadas doenças ocupacionais entre outros problemas de saúde. 

O objetivo é exercitar partes do corpo com as quais se trabalha diariamente de maneira exaustiva – muitas vezes sem perceber-, para que o corpo esteja melhor preparado para estas tarefas. Mesmo sendo um método preventivo recentemente incluído no ambiente corporativo, a ginástica laboral foi desenvolvida há mais de 100 anos

O professor de educação física Jorge Farias fala dos avanços que estes exercícios simples podem trazer para a saúde das pessoas. “Mais do que simplesmente evitar o aparecimento de dores ou doenças ocupacionais, [a gisnástica laboral] pode dar mais disposição e motivação aos funcionários para o desenvolvimento das tarefas diárias”, afirma o especialista. 

Trata-se de uma prática coletiva, que além dos benefícios à saúde (promovidos pelos alongamentos, movimentos de relaxamento muscular e de flexibilidade das articulações) traz também uma maior integração entre os funcionários.  

Benefícios da ginástica laboral

A prática regular da ginástica laboral ajuda a melhorar o desempenho no trabalho, e sobretudo, a evitar as lesões por esforço repetitivo (LER), bem como outras doenças que são provocadas pelo trabalho contínuo e pela falta de exercícios físicos.

Permite, também, uma reeducação postural, o que reduz a incidência de dores nas costas, o alívio do estresse, melhorias no ânimo para o trabalho, maior consciência corporal e aumento da integração entre os funcionários.

Por se tratar de exercícios leves, a ginástica laboral não leva o corpo do funcionário a uma sobrecarga ou exaustão. São exercícios físicos 
que se adaptam  à atividade profissional, feitos em algum momento do dia durante o expediente. “Tudo deve ser feito com a orientação e o acompanhamento de um profissional da saúde física, ou educador físico, para que se possa obter melhores resultados”, ressalta Jorge Farias.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Ginástica laboral ajuda a evitar dores no corpo e outras doenças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo