0
Obrigado

Naked cake: descubra o sabor que conquistou as festas de casamento

Este bolo rústico ganha cada vez mais espaço em recepções que fogem do lugar comum

Versão elaborada do naked cake faz sucesso em casamentos.


Um bolo desconstruído, com design completamente diferente do tradicional, está conquistando as noivas e fazendo cada vez mais sucesso nas festas de casamento. É o naked cake, que caiu no gosto dos casais por unir simplicidade e sofisticação em sabores. É uma tendência que combina com diferentes estilos de recepções: casamentos na praia ou no campo e até mini-weddings de luxo na cidade.  

O naked cake traz uma composição mais simples, sem muitas camadas ou ornamentos. “Diferente dos bolos tradicionais, cobertos de muita pasta americana, ele não tem cobertura e a massa é fofinha, deixando o bolo mais leve. O visual é delicado e o sabor remete a uma lembrança dos bolos caseiros. Com uma decoração encantadora e recheios deliciosos, ele brilha na mesa de doces”, explica Elen Nunes, da Frisson Assessoria de Casamentos.
 
Embora ele seja um bolo sem cobertura, isso não significa que não possa ser confeitado. Na verdade, aí está o diferencial do naked cake: o acabamento. “Por isso, até em casamentos clássicos, ele terá lugar de destaque numa mesa mais luxuosa. Basta a finalização ter arabescos, pérolas comestíveis ou até detalhes em prateado ou dourado”, sugere Elen. “Já para casamentos na praia, no campo ou com decoração rústica e natural, ele é perfeito! Decorado com flores ou frutas, é um charme especial e um toque vintage na mesa”, completa a assessora de casamentos.
 

Explosão de sabores

Para as noivas que ainda não conhecem, o naked cake é um bolo sem camada de cobertura, onde a ênfase está no recheio. Apresenta uma massa leve e bem feita, e geralmente é coberto por uma variedade de frutas. Mas também pode ser decorado com flores e calda de chocolate. O resultado se torna uma verdadeira obra de arte.

Entre os sabores mais procurados pelos noivos estão os naked cakes de chocolate, frutas vermelhas, morango e maracujá. Recheios tradicionais como o de nozes, por exemplo, também são muito solicitados. As massas também podem variar em tons claros e escuros ou até mesmo o red velvet, que traz uma cor avermelhada. Entre os sabores em alta estão os trufados, branco ou preto. "Já que se trata de um bolo sem camadas, os trufados proporcionam um gosto mais marcante”, acredita Emilia Capua, proprietária e confeiteira da Emi Mel Doces Finos.
 

Escolha perfeita

Na hora de escolher o naked cake que casa perfeitamente com o estilo da recepção, o casal deve levar em conta diversos fatores. Em primeiro lugar, o sabor. Depois disso, o tamanho e acabamento. “O bolo de casamento deve ser escolhido com muito cuidado, e não se deve deixar levar apenas pela imagem do doce. A beleza no acabamento também é importante, pois ele é o elemento principal da mesa e deve chamar atenção”, explica Emilia.

Por isso, é fundamental os noivos pesquisarem fornecedores com experiência na produção deste tipo de bolo. Vale agendar degustações para provar os variados sabores e seguir recomendações de outros clientes. 

É importante ter em mente que este doce precisa ter uma estrutura com camadas perfeitas, massa fofa, recheio na medida certa para não desabar e, é claro, flores e frutas frescas. Um modelo simples de naked cake sai entre 110 e 130 reais o quilo. O valor vai depender de cada uma das características escolhidas para este tipo de bolo de casamento.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Naked cake: descubra o sabor que conquistou as festas de casamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.