Destination Wedding: saiba como unir a festa de casamento à viagem dos sonhos

Escolher um destino no exterior ou outra região do país para fazer a cerimônia está em alta entre os casais brasileiros

Com o Destination Wedding, casais realizam o casamento em lugares incríveis.


Realizar o casamento em outra cidade, estado ou país não é um sonho distante para muitos noivos que buscam uma festa em lugar diferente. Para muitos casais, é a oportunidade perfeita de juntar dois momentos especiais em um só: o casamento e a lua de mel. Por isso, o Destination Wedding caiu tanto no gosto dos brasileiros.
 
Além de mais prático e, muitas vezes, mais econômico, o Destination Wedding se transformou numa forte tendência no mercado de casamentos. De acordo com Jaime Jimenez, da Cerimonial Las Vegas, o primeiro passo é escolher um destino que agrade a ambos e pesquisar o local para fazer um mini-wedding, ou seja, uma cerimônia mais íntima.
 
“Alguns noivos se programam com antecedência para que amigos e parentes possam viajar para a cerimônia. Outros optam por uma pequena recepção, somente com a presença do casal e dos pais dos noivos. Há até os que fazem surpresas para a noiva”, conta o especialista.
 

Qual lugar escolher?

 Entre as vantagens do Destination Wedding está a realização da cerimônia em lugares bem diferentes dos tradicionais. O casal tem a possibilidade de trocar alianças num castelo incrível, numa praia paradisíaca, em um safári, com fantasias de mil e uma noites no Oriente e até fazer um casamento rápido em Las Vegas. “É possível, por exemplo, alugar uma ilha nas Maldivas apenas para o casal e seus seletos convidados. Fazer o casamento em um cenário idílico na Europa com seus castelos, histórias e lendas. Com o Destination, os comparativos de eventos precedentes não existem”, acredita Maristela Gomez da agência Cinqtours.   
 
Além do casamento, o Destination Wedding permite que o casal tenha experiências incríveis ao lado de seus amigos e familiares. “São momentos que se eternizam para estes casais e seus convidados. Outro detalhe importante neste sentido é que a experiência, diferente de casamentos tradicionais aqui no Brasil, dura mais tempo, o convívio com pessoas queridas pode chegar a 4 dias de casamento. Tudo fica muito mais intenso”, completa Maristela.
 
Entre os lugares mais procurados, estão os países da Europa, especialmente para noivos que desejam casamentos tradicionais, com cenários mais bucólicos e românticos. O Caribe também é uma ótima opção, já que é um destino mais próximo ao Brasil e possui lugares paradisíacos para a realização do enlace. Os casais que desejam se surpreender (e surpreender também os convidados), escolhem países mais exóticos, na Ásia e até mesmo na África. "Neste caso, também é muito comum que as noivas saiam do tradicional e arrisquem os resultados em cerimônias típicas destes locais, tendo um efeito realmente inesquecível”, descreve Maristela.
 

Praticidade e economia

Além de não precisar se preocupar com a organização do casamento, que fica a cargo da firma contratada, é possível fazer economia com o Destination Wedding. Primeiro, porque as celebrações acabam sendo feitas para um número reduzido de convidados. Além disso, as despesas com bebida e comida costumam ser mais em conta em determinados lugares, assim como a decoração.
 
“No Caribe, espaços com estrutura fantástica muitas vezes cobram pequenas taxas", conta Maristela Gomez. Uma das opções para 30 convidados, incluindo local da cerimônia decorado, champagne para brinde, bolo e jantar com bebidas fica a partir de US$ 500 em hotéis de luxo. Eventos inteiros realizados com 2, 6 e até 10 mil dólares são possíveis e incluem tudo a que os noivos têm direito, e sem dor de cabeça.
   
Antes de arrumar as malas e sair convidando as pessoas para o Destination Wedding, o casal deve pesquisar bem quais países ou cidades acham interessantes para celebrar o casamento. Aspectos como o clima, baixa temporada, tradições locais e o processo de validação das bodas no Brasil devem ser levados em conta. Lembrando que, infelizmente, quando o casamento é realizado longe de casa, os noivos precisam ter em mente que não será possível ter todos os convidados presentes.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Destination Wedding: saiba como unir a festa de casamento à viagem dos sonhos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.