O que os filmes da Disney podem ensinar às crianças
Entenda como as histórias infantis, retratadas em grandes produções do cinema, ajudam no desenvolvimento das crianças
A primeira vez que a pequena Olívia Decaudin, 5 anos, assistiu ao desenho animado longa metragem Rei Leão teve uma crise de choro incontrolável. Sua mãe, a executiva de vendas Rari Decaudin, ficou preocupada. “Achei que tinha sido um erro e minha filha ainda não tinha idade para assistir a uma história com um lado trágico”, acreditava Rari.
Mas a mãe de Olívia estava enganada. De acordo com especialistas, as situações de tensão e, muitas vezes, de tristeza das histórias infantis são fundamentais para a formação de valores nas crianças.
O componente de drama nas histórias infantis tão comum em desenhos animados gira em torno de um único conceito comum a todas as fábulas: ensinar a criança a crescer. “E o processo de amadurecimento é algo muitas vezes doloroso”, explica Maria Corrêa, psicanalista especialista em família.
Nada melhor que este ensinamento tenha um lado lúdico. É por isso que os filmes da Disney, ou outras produções de cinema voltadas para crianças, são importantes na formação infantil. Em geral, os filmes da Disney abordam o momento mais importante na vida dos personagens: quando eles têm de enfrentar suas responsabilidades por conta própria.
A humanidade dos heróis da Disney
Para a criança, ver seus heróis lidarem com medos, perdas e situações difíceis promove uma identificação. Isso explica a repetição, a vontade de ver o filme mais de uma vez. Foi o que que aconteceu com a pequena Olívia, que agora pede constantemente para assistir ao Rei Leão.
Os filmes infantis retratam situações muito comuns à vida adulta. E o preparo das crianças para o processo de crescimento é a principal lição que se pode tirar dos filmes e desenhos da Disney.
Veja os ensinamentos de cinco filmes infantis que fazem o maior sucesso entre as crianças.
Frozen
Baseado no conto A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, o filme ajuda a lidar com as peculiaridades. Aborda temas como a aceitação dos defeitos e qualidades de cada um. Lição principal: para semear amor e admiração, é preciso aceitar a si mesmo, antes de atender às expectativas dos outros.
O Rei Leão
O leãozinho Simba perde seu pai e sente-se culpado por isso. Precisa afastar-se de sua terra para, com a ajuda de amigos, voltar a ter confiança em si mesmo. Lição principal: perdas dolorosas fazem parte da vida e podem nos deixar mais fortes depois de enfrentadas.
A Bela e a Fera
Ao perder a proteção do pai, Bela precisará conviver com alguém que lhe causa medo. Sua única defesa é tentar ver o lado bom da Fera. Lição principal: valorizar o que cada um tem de melhor pode ser transformador na relação entre as pessoas.
Cinderela
A famosa princesa do sapatinho de cristal começa a história órfã de mãe, depois perde o pai e passa a ser criada por uma madrasta nada amigável. Lição principal: não se deve mudar a essência, mesmo diante das adversidades. Coragem e gentileza são as armas contra a crueldade.
Toy Story 3
As crianças crescem, os brinquedos ficam de lado. E o que não nos serve mais pode ser útil e valioso a outros. Lição principal: mudanças fazem parte da vida e sempre gera desconforto. Mesmo quando a mudança é positiva, nem sempre se enxerga no momento. Ensina ainda a desenvolver o desapego e a generosidade.
Copyright foto: Reprodução / Disney
Este documento, intitulado 'O que os filmes da Disney podem ensinar às crianças', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.