0
Obrigado

Chocolate ao leite também faz bem ao coração, aponta estudo

Novo estudo reafirma benefícios do chocolate e desmitifica o fato de que só o tipo amargo seria responsável por reduzir riscos de derrame ou doenças cardíacas

Estudos revelam que chocolate ao leite e não somente o amargo faz bem ao coração.


Mais um estudo científico foi divulgado para fazer a alegria dos chocólatras. Pesquisadores da Universidade de Alberdeen, na Escócia, revelaram que ingerir chocolate diariamente, em quantidades moderadas, reduz em até 25% a probabilidade de doenças cardiovasculares. E não precisa ser apenas do tipo amargo, com maiores quantidades de cacau. A grande novidade do estudo foi o levantamento dos benefícios do chocolate ao leite.
 

De acordo com a pesquisa, o grau de pureza do chocolate, seja com mais ou menos leite, não faz tanta diferença. O resultado indica que não só os flavonoides (encontrados no cacau), mas também outras substâncias relacionadas aos componentes do leite, como o cálcio e ácidos graxos, podem proporcionar a redução dos riscos de doenças do coração e do sistema vascular.
 
O estudo monitorou os hábitos alimentares de mais de 20 mil pessoas, de meia-idade até idosos. Em comparação com aqueles que não comeram chocolate, quem ingeriu uma pequena barra por dia reduziu em 11% o risco de doença cardiovascular e teve 25% menos risco de morrer por ataques do coração ou acidente vascular cerebral.
 
O resultado da nova descoberta sobre os benefícios do chocolate foi divulgado na revista Heart, suplemento que faz parte da conceituada publicação científica British Medical Journal. Mas os pesquisadores são cautelosos e alertam que ainda não há provas de que o chocolate faça alguém ficar realmente mais saudável. Os médicos que acompanharam a pesquisa lembram que o alimento tem potencial para aumentar o peso, o que pode levar a outros problemas de saúde. 

O estudo acompanha o impacto da dieta sobre a saúde a longo prazo de cerca de 20 mil homens e mulheres. E a conclusão dos pesquisadores é de que, para quem tem um peso saudável, comer chocolate com moderação não aumenta o risco de doenças cardíacas e pode até trazer alguns benefícios. 
 
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Chocolate ao leite também faz bem ao coração, aponta estudo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.