Testes de ovulação

Saiba em que consistem os testes de ovulação.

Os testes de ovulação são confiáveis em 90%.

A ovulação não é sempre acompanhada de sintomas fisiológicos. Por isso, quando o bebê tarda, os testes de ovulação podem ser uma boa solução para rastrear a fase mais fértil do ciclo e aumentar as chances de engravidar.

O princípio
O princípio de todos os testes de ovulação é rastrear a presença de um hormônio, o LH,  encontrado ao longo do ciclo, mas significativamente maior 24 a 36h antes da ovulação. Quando o teste dá positivo, é preciso ter uma relação sexual o quanto antes para multiplicar as possibilidades de fecundação. 
Estes testes são vendidos nas farmácias. Na maioria das vezes, o kit contém um bastão que deve ser molhado com saliva. Ele é confiável em 90 %, a condição de respeitar escrupulosamente as orientações do fabricante. 
Os testes de ovulação devem ser feitos 4 dias antes da data presumida da ovulação, que ocorre 14 dias depois do primeiro dia da última menstruação, para um ciclo de 28 dias. É preciso repeti-lo em seguida diariamente, na mesma hora e de preferência de manhã, até que o teste se revele positivo. 
Tome cuidado pois se você consumiu muito líquido antes, ou se tomou remédio, o resultado pode ser alterado. 

Tome nota: você também pode fazer sua curva de temperatura. Mas preste atenção: este método é mais complicado. 

Atenção: estes testes não aumentam a fecundidade. Além disso, eles não podem ser usados como método de contracepção.

Veja também
Este documento, intitulado 'Testes de ovulação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.