A paella é um dos pratos mais conhecidos do mundo. Originária de Valência, na Espanha, ela foi criada por camponeses e exige o uso de produtos frescos para um sabor final espetacular. A panela também é bastante característica, pois seu formato especial concentra o calor uniformemente, permitindo a cocção perfeita dos ingredientes.
Ingredientes
10 porções
400 g de coxa de frango
500 g de camarão rosa G sem casca
10 unidades de camarão rosa VG com a cabeça e o rabinho
10 a 12 mexilhões com a concha
500 g de lula picada em anéis
300 g de linguiça calabresa picada em rodelas finas
500 g de lombo de porco em cubos grandes
300 g de tomate sem pele picado em pedaços pequenos
3 dentes de alho bem picados
2 cebolas picadas bem picadas
2 pimentões vermelhos cortados em tirinhas
200 g de ervilhas frescas
2 litros de caldo de peixe quente
800 g de arroz longo e fino tipo 1
10 g de salsinha e coentro picados juntos
Um punhado de pistilo de açafrão
50 g de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino em pó a gosto
Modo de preparo
Lave os mariscos e pique as lulas. Em seguida, tempere com sal e pimenta e reserve-os separados. Tempere também as coxas e o lombo e reserve-os. Corte a linguiça, os tomates, os pimentões, o alho e a cebola. Reserve.
Numa paellera, coloque um pouco de azeite e jogue os mexilhões. Tampe e espere as conchas abrirem (cerca de 4 minutos) e reserve. Sempre que for dourar os ingredientes, verifique a necessidade ou não de colocar mais azeite.
Doure separadamente as coxas de frango, o lombo e a linguiça calabresa. Reserve. Em seguida, doure os camarões VG até ficarem cozidos e resevre. Faça o mesmo com os camarões descascados e as lulas. Reserve.
Separe 1 xícara de caldo de peixe e misture com o açafrão para hidratar.
Na paellera, coloque o restante de azeite e doure a cebola, o alho e o tomate. Adicione todos os outros ingredientes reservados (exceto o açafrão e as tiras de pimentão), misture bem e ajuste o tempero.
Coloque o arroz em formato de cruz e logo em seguida acrescente o caldo de peixe e caldo com açafrão até cobrir tudo. Não misture mais. Deixe ferver e depois diminua o fogo.
Após 20 minutos, verifique o ponto de cozimento do arroz e veja a necessidade ou não de mais caldo. Coloque então as tiras de pimentão por cima. Conserve a paella em fogo baixo até o arroz estar cozido.
Apague o fogo, coloque os camarões VG por cima, cubra toda a paellera com papel alumínio e deixe assim por 5 minutos para descansar.
Salpique as ervas picadas por cima e sirva imediatamente.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Paella', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.