Uma receita italiana que pode ser servida como sobremesa ou usada em outras preparações (recheio de bolo ou crepe, creme para tiramisù ou pavês, etc).
Ingredientes
10 porções
500 g de ricota fresca
200 g de açúcar
2 colheres de café de canela em pó
3 ovos inteiros
Dois dedos de conhaque ou outra bebida seca
100 g de laranja cristalizada cortada em cubos
150 g de gotas de chocolate
Modo de preparo
Separe as gemas das claras.
Despeje 100 g de açúcar e 2 ou 3 colheres de café de água em uma frigideira, de modo que o açúcar cubra o fundo. Leve a mistura ao fogo até que ela alcance 120°C (meça com um termômetro de cozinha).
Coloque as claras em uma tigela. Usando uma batedeira elétrica, bata as claras em neve, despejando, aos poucos, a calda de açúcar ainda quentíssima. As claras formarão um merengue. Com o calor do açúcar, estarão, inclusive, pasteurizadas, portanto serão higienicamente seguras.
Repita o todo procedimento com o restante do açúcar e incorpore da mesma maneira a mistura de água e açúcar às gemas. Elas também crescerão muito bem e ficarão pasteurizadas.
Passe a ricota em uma peneira para retirar o líquido. Coloque-a em uma tigela, acrescente a canela, o conhaque, as gemas, a laranja cristalizada e 100 g de gotas de chocolate. Misture muito bem e, por último, acrescente o merengue de claras e açúcar, misturando de baixo para cima, para não o desfazer.
O creme de ricota pode ser tanto usado como recheio ou creme em bolos ou pavês, como ser servido sozinho como sobremesa.
Caso prefira servir como sobremesa, distribua a mistura em 10 pequenos copos ou tigelas e leve à geladeira para esfriar.
No momento de servir, polvilhe com algumas gotas de chocolate.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Creme de ricota', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.