8 dicas para diminuir a oleosidade dos fios
Falta de cuidado com os cabelos oleosos pode causar complicações como dermatites, caspa e até a queda dos fios
Quando uma substância chamada de "sebo" atinge o couro cabeludo, o cabelo fica oleoso e com aspecto de sujo. Isto ocorre pois as glândulas sebáceas estão trabalhando mais do que deveriam ou são mais numerosas. Genética, puberdade, água quente e a umidade também fatores que favorecem o surgimento do sebo e, por consequência, o aumento da oleosidade dos fios. Quem tem cabelos lisos também tende a sofrer mais com o problema.
O uso de secadores e chapinhas, aplicação de produtos próximos a raiz dos cabelos, exposição direta ao sol sem proteção, escovar os fios muitas vezes ao dia, passar as mãos nas madeixas toda hora e tratamentos químicos, como escova progressiva são outros fatores que influenciam na oleosidade dos fios.
Quando o sebo aparece em excesso, além de ser prejudicial para o visual, pode causar complicações como dermatites, caspa e até a queda de cabelo. Cuidados básicos podem reduzir esses problemas, mas é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento, pois o especialista pode fornecer estratégias, além de prescrever produtos e o melhor tratamento para gerenciar o excesso de óleo.
8 dicas para reduzir a oleosidade dos fios
Confira as dicas de Marcelo Brito, hair stylist do Studio Tez/Spa do Cabelo, para se livrar desse problema:
1. Não lave o cabelo na água quente, pois ela resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. Opte pela água morna.
2. Use shampoo para cabelos oleosos, pois ele possui em sua composição tensoativos, isto é, substâncias que retiram a gordura e a sujeira.
3. Não exagere no condicionador.
4. Jamais aplique o condicionador e a máscara capilar na raiz, só do meio para as pontas.
5. Não lave demais os cabelos. Não é indicado lavar as madeixas todos os dias nem ficar dois ou três dias sem higienizar os fios. O ideal é lavar um dia sim, um dia não.
6. Use shampoo seco, que tira a oleosidade do couro cabeludo. Entretanto, ele só funciona para absorver a oleosidade e não remove a sujeira.
7. O shampoo anti-resíduo também deve ser usado com cautela, pois como retira muito a oleosidade do couro cabeludo, pode ter efeito rebote.
8. Fique longe de métodos caseiros, principalmente que envolvam o uso de limão, pois ele pode acabar manchando a pele ou causar irritação caso não seja usado corretamente.
Copyright foto: iStock
Veja também
- 8 dicas para diminuir a oleosidade dos fios
- Retenção de líquido: 8 dicas para desinchar - Dicas - Viver bem
- 8 dicas espertas para ganhar massa magra - Dicas - Dieta e nutrição
- Veja 8 dicas caseiras para amenizar os sintomas da gripe - Dicas - Viver bem
- Cacheada e loira: dicas para colorir e cuidar dos fios - Dicas - Cabelo
- 5 dicas para controlar a oleosidade da pele nos dias quentes - Dicas - Corpo e pele
Este documento, intitulado '8 dicas para diminuir a oleosidade dos fios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.