Choker: como usar o acessório do momento
Tendência nos anos 90, a gargantilha ganha as passarelas e os looks das celebridades
Nas passarelas
A mania começou com os desfiles internacionais de verão 2016 após marcas importantes como Dior, Balmain e Louis Vuitton investirem no choker. Nas passarelas, a palavra de ordem foi a criatividade: o acessório apareceu em diversos materiais (fita, pingente, pedra e metal), em estilo guerreira cobrindo todo o pescoço ou, ainda, com uma pedra acoplada.
As famosas ensinam
Não demorou muito para as celebridades aderirem à nova onda. Culpe Gigi Hadid, embaixadora das chokers, responsável por fazer o acessório cair no gosto da melhor amiga Kendall Jenner, incitando o desejo coletivo feminino. Some à lista Rihanna, Alessandra Ambrosio, Rosie Huntington Whiteley, entre outras, que incorporaram a peça ao seu estilo.
Na prática
Vai aderir? Siga as dicas das modelos e combine a gargantilha com a ocasião. Por exemplo: uma festa ou tapete vermelho pede uma versão elegante como a de brilhantes de Kendall (combinada a vestido tomara-que-caia preto), ou superdiscreta feita de três voltas douradas finíssimas como a de Gigi, ou então a que mistura brilho e fitas de cetim de Rihanna.
Vale lembrar que, tal qual um par de stilettos vermelhos, o acessório adiciona uma boa dose de sensualidade ao look. Então combiná-lo com jeans e t-shirt pode ser uma boa saída para quebrar o fator sexy. Cabelos presos e óculos escuros também são uma ótima saída para descontrair o conjunto.
Copyright fotos: Jordan Strauss/AP/SIPA; Jeff Malet/NEWSZOM/SIPA; Reprodução/Instagram