1
Obrigado

Conselhos para esquecer seu ex de uma vez por todas

Separações são sempre dolorosas, mas é preciso virar a página o quanto antes para poder seguir em frente. Veja os conselhos para conseguir esquecer seu ex

Livre-se dos pertences dele

Está na hora de esquecer seu ex e seguir em frente.


Não é nenhuma surpresa que você continue a pensar no seu ex o tempo todo se a casa está abarrotada de coisas dele: roupas esquecidas no guarda-roupas, escova de dentes no banheiro, os cereais preferidos no armário da cozinha... Sem contar as inúmeras fotos de vocês juntos.

A primeira etapa é sem dúvidas a mais dolorosa, mas ela é indispensável: você precisa se livrar de TUDO o que a faz lembrar dos momentos em que vocês foram felizes. Principalmente se já se passaram alguns meses e ele teve tempo de buscar o que fosse importante. Doe, jogue fora, queime. Faça o que bem entender.

Quanto às fotos, talvez um dia você vá querer relembrar os bons momentos. Então, contente-se em arrumá-las em uma caixa e guarde-a no fundo de um armário. E por último: não se esqueça de fazer uma limpeza no seu computador também. 

Copyright foto: iStock

Mude de casa ou mude a casa toda

Mudar de ambiente é essencial:  uma casa nova, para uma nova fase!


É claro que você ainda vê seu ex em cada canto da casa, esparramado no sofá, encolhido na cama, no lado da parede, sentado diante do computador, reclamando ao montar as prateleiras. Vocês passaram muito tempo juntos em seu apartamento e ele está repleto de lembranças. Agora é preciso tomar uma decisão radical.

Se puder, o ideal é se mudar: encontre um lugar onde ele nunca tenha colocado os pés e faça aí o seu novo ninho. Renove alguns móveis, decore ao seu gosto. Se não for possível, faça de tudo para mudar seu apartamento completamente: pinte as paredes com outra cor, reforme totalmente seu quarto, compre móveis novos, mude a disposição dos cômodos, troque a decoração. Resumindo: mude completamento o ambiente!

Apesar de difícil, essa solução apresenta dupla vantagem: não somente você deixará de ver seu ex em cada canto da casa (que estará completamente diferente), mas também ficará um certo tempo absorvida por uma tarefa interessante. Nada como ocupar a cabeça para arejar as ideias.

Copyright foto: iStock

Mude o visual

Ouse mudar completamente o visual.


Todo mundo sabe: depois de uma ruptura, é preciso continuar a cuidar de si mesma. Aproveite para transformar seu look. Seu ex não gostava de cores vivas e o seu guarda-roupas era composto essencialmente de branco e preto? Então aproveite o momento e divirta-se nas lojas! 

Ele preferia os cabelos longos? Marque um horário no cabeleireiro para um corte chanel. Se você pensava nisso há tempos, o momento é agora. Libere a mulher forte que está dentro de você. Aquela que se afirma, que faz as próprias escolhas e que não se deixa abater. 

Não se obrigue a passar por transformações radicais sem se sentir bem com a sua aparência. Você pode se concentrar em outros detalhes, como maquiar-se com mais frequência ou usar salto alto. Você se sentirá como nova!

Copyright foto: iStock

Pare de falar dele com suas amigas 

Está na hora de parar de falar do seu ex o tempo todo com suas amigas. Aproveite o momento justas para conversar sobre seus novos projetos.


No começo, você precisava desabafar, é normal. Ainda chocada com a separação, você precisou repassar a história em detalhes com suas amigas, considerar todas as possibilidades, quebrar a cabeça analisando cada palavra dele. Depois teve a fase do rancor: você o detestou e encontrou todos os defeitos do mundo nele, com o que as suas amigas concordavam imediatamente.

Agora, está na hora de parar: você evoca o seu ex logo que alguém a deixa falar, você focaliza nele e nutre os pensamentos sobre ele o tempo todo. A próxima vez que as suas amigas perguntarem como você está, fale da nova cor da parede do seu quarto ou da sua nova função no trabalho. Mostre interesse pela vida delas também, participe de conversas mais genéricas. E se acontecer de você se sentir no ponto de recomeçar, passe a palavra aos outros.

Copyright foto: iStock

Proíba-se de pensar nele

Para tirá-lo da sua cabeça, bloqueie os pensamentos relacionados a seu ex e se concentre em acontecimentos mais positivos.


A etapa seguinte é um pouco mais difícil. Além de não ter mais o direito de falar, você também não pode mais pensar nele. Sim, é difícil, mas é para o seu bem. Afinal, você não pode pensar nele sem ser tomada por uma onda de angústia. É preciso arejar as ideias, focar em pessoas e acontecimentos mais positivos. 

Com certeza, não se trata de uma solução a longo termo. Em alguns meses, quando puder pensar nele com um sorriso carinhoso, você poderá evocar certas lembranças. Por enquanto, logo que pensar nele, bloqueie e desvie seu pensamento para outra direção. Esse exercício funciona perfeitamente se você realmente quiser banir seu ex da sua cabeça.

Copyright foto: iStock

Mergulhe em séries e bons livros

Um bom livro ou séries divertidas ajudam a esquecer e passar o tempo.


O melhor para esquecer seu ex ainda é se deixar absorver por outras coisas. Eis uma técnica que funciona para muitas mulheres: assistir a uma temporada completa de Friends, House, How I met your mother, Game of Thrones. Sem se dar conta, você verá dezenas de episódios sem ver a hora passar. Efeito lavagem cerebral garantido!

Uma outra excelente alternativa é a saga literária. Corra até uma livraria e volte com a trilogia Millenium, alguma saga de suspense ou livros de aventura. Faça um bom chá, pegue alguns pedaços de chocolate, acomode-se no sofá e comece a primeira página. Você só levantará a cabeça depois de passadas várias horas. 

Copyright foto: iStock

Caia no mundo

Uma viagem em um lugar paradisíaco deixa qualquer um de bom humor.


Mudar de paisagem também fará um bem enorme. Você volta direto para casa depois do trabalho e já não lembra mais a última vez que tirou férias de verdade. Então, está na hora de tirar uns dias de folga e embarcar para o outro lado do mundo. Ou pelo menos para um lugar que você goste. 

Sol e hotel aconchegante são recomendados, a não ser que prefira um trekking em pleno deserto do Saara. Escolha algo com que sonha há tempos. Sozinha ou com amigos, cabe a você decidir o que melhor lhe convém, mas em todo caso essas férias devem ser pa-ra-di-sí-a-cas. E prefira um lugar onde nunca tenha estado como seu ex ou que vocês nunca tenham combinado de ir.

Não aproveite esse lugar necessariamente para se acabar em um turbilhão de festas. Descanse, visite os lugares interessantes da cidade, conheça pessoas novas. Isso vai ajudá-la a mudar de perspectiva com calma. Você terá de voltar em algum momento, mas ao menos estará com as baterias recarregadas e tudo vai parecer mais fácil.

Copyright foto: iStock

Faça novos projetos

Aprender uma nova língua, abrir seu próprio negócio. Dedique-se a um novo projeto que a deixará empolgada (e ocupada).


Outro problema depois que o ex se foi é que agora você tem um enorme buraco na agenda, horas de tempo livre sem saber o que fazer. Por que não aproveitar para investir em um projeto importante para você? Não precisa se tornar voluntária da Cruz Vermelha ou se engajar em política. Pode ser algo mais simples: começar a costurar, aprender um idioma, lançar a sua própria empresa. Encontre um projeto que a motive e no qual você passará muito tempo pensando.

Você vai ocupar essas horas que não serão mais tão longas e vazias e vai construir um projeto bacana para você mesma. E por fim, o que era a finalidade desde o início, o seu ex vai desaparecer pouco a pouco dos seus pensamentos, porque você vai estar super ocupa com sua nova missão.

Copyright foto: iStock

Faça novos amigos

Esteja aberta a novas amizades e saia com pessoas que não conheceram seu ex.


Agora que a sua vida ficou de cabeça para baixo depois que o seu ex foi embora, será necessário trabalhar para reconstruí-la. Vocês estavam juntos havia muito tempo e todos os seus amigos o conheciam e vice-versa. Além disso, são muitos os amigos em comum e a cada vez que você os vê fica tentada a perguntar sobre ele.

Sem cortar as relações com a turma, tente conhecer pessoas novas, que conhecerão você sem associá-la ao seu ex. Aceite convites, troque contatos para próximas vezes. Enfim, dê uma renovada na sua vida social e teste lugares novos. Assim, não somente você muda um pouco as ideias, mas alarga os horizontes, podendo encontrar pessoas potencialmente interessantes.

Copyright foto: iStock

Inscreva-se em um site de encontros

Um site de encontros ou um drink no bar da moda: existem mil maneiras de encontrar um novo alguém.


Essa é a última etapa. Aquela pela qual você vai passar quando tudo estiver quase superado. Porque para encontrar alguém, é preciso estar com o coração e com o espírito livres. Assim, é importante não pular etapas. Faça o balanço consigo mesma: você está pronta para ir em frente? Você consegue se imaginar em um novo relacionamento? 

Se a resposta é sim, então está na hora de levar a situação a sério. Nem sempre é fácil encontrar alguém especial quando se está presa à rotina e todos os homens da sua idade estão acompanhados. Pois há uma luz no fim do túnel: o site de encontros.

Conforme o perfil escolhido, você encontrará parceiros para uma noite ou uma vida. Resta somente escolher aquele que você deseja e para o qual estiver pronta. Com certeza, existem mil maneiras de encontrar um homem. Escolha a melhor para você e vá em busca de novas aventuras.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Conselhos para esquecer seu ex de uma vez por todas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.