1
Obrigado

Saiba tudo sobre a auriculoterapia

A auriculoterapia é uma prática similar à acunpuntura. No entanto, o especialista limita à orelha sua área de trabalho.

A auriculoterapia pode tratar patologias como o estresse, alergias e dores crônicas.

O que é a auriculoterapia ?
A auriculoterapia é uma medicina tradicional reconhecida pela Organização Mundial de Saúde há alguns anos. O diploma de auriculoterapêuta é concedido pela faculdade de medicina.
Descoberta por Paul Nogier em 1951 – depois que ele constatou que a cauterização de um ponto específico da orelha tinha desdobramentos benéficos nas nevralgias ciáticas --, a auriculoterapia é uma técnica que, ao que se supõe, teria sido usada no antigo Egito.
Derivada da acupuntura, considera que a orelha, que tem a forma de um feto de ponta-cabeça, representa o corpo humano na sua integralidade. Os 200 pontos de reflexo que foram definidos permitem, portanto, atuar sobre uma disfunção orgânica.

A auriculoterapia, para que dores?
Sendo derivada da acupuntura, a auriculoterapia trata basicamente dos mesmos distúrbios.
Assim, o terapeuta pode localizar os pontos que devem ser tratados graças a uma sonda de pressão ou um detector eletrônico. Em seguida, ele trata das patologias inserindo agulhas na parte externa da orelha. Esta medicina tradicional alivia doenças funcionais, estresse, alergias, dores crônicas e diferentes tipos de drogadição … Ela é muito usada para viabilizar o abandono do tabaco. 
O tratamento também pode ser feito com a introdução de agulhas semi-permanentes, ondas eletromagnéticas ou uso de soft-laser
A maioria das vezes, o número de sessões necessárias é bem reduzido. Alguns efeitos da  auriculoterapia também podem ser sentidos quase instantaneamente pelo paciente. 
Em alguns países da Ásia, a auriculoterapia é usada como técnica de anestesia. 

E quanto à auriculo-medicina?
Trata-se do conjunto de técnicas desenvolvidas por Paul Nogier depois da sua descoberta.
Ele usa em especial as reações do pulso radial. Assim, uma estimulação da pele na área onde se encontra o ponto correspondente ao estômago vai gerar uma modificação do pulso radial, se o órgão for atingido. Em seguida, ele atua sobre os órgãos introduzindo pequenas agulhas nos pontos da orelha correspondentes.

Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado 'Saiba tudo sobre a auriculoterapia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.