0
Obrigado

10 truques para modelar a silhueta

Nem sempre temos tempo e coragem de nos dedicarmos a uma atividade esportiva. Isso não é motivo para se acomodar e evitar fazer o menor esforço! Integre alguns desses hábitos no seu dia a dia e tenha um corpo saudável e bonito.

Movimentar-se e ter uma alimentação saudável são essenciais para modelar o corpo.


Caminhar

Sempre que possível, prefira caminhar ao invés de usar um meio de transporte. Comprar o pão, fazer as compras, encontrar os amigos: se for possível, tome um pouco mais de tempo e caminhe. É bom para suas curvas e para o coração!

Consumir proteínas

Algumas vezes, quando fazemos dieta, tendemos a condenar as proteínas. Errado! São elas que reconstroem os tecidos, entre eles os músculos. É preciso, então, consumir proteínas, mas as menos gordurosas possíveis, como os ovos,  carne branca, peixes e mesmo os grãos.

Esporte: foco na resistência

Para trabalhar o corpo todo e moldá-lo completamente, prefira uma atividade de resistência. Corridas, bicicleta, natação, tênis, vôlei, handball, futebol: não importa o que escolher, a sessão deve durar entre meia hora e uma hora para funcionar.

Cozinhar com inteligência

Já escutou falar em IG (índice glicêmico)?  É preferível comer alimentos com IG baixo para controlar a fome. E lembre-se quanto mais os alimentos são cozidos, assados ou amassados, mais o IG aumenta.

Subir escadas

Primeiro: banir o elevador e escadas rolantes. Segundo: começar (e se acostumar) a subir os degraus de dois em dois, apoiando sobre os calcanhares. Usar os calcanhares trabalha o bumbum, e subir os degraus de dois em dois permite o alongamento do músculo dos glúteos e possibilita um tempo de contração mais longo.

Escolher gordura certa

As gorduras não devem ser eliminados da dieta, pois elas são uma reserva de vital para o nosso corpo. O importante é optar por as gorduras boas (frutas secas, azeite...) e evitar as más (doces, gordura animal...). 

Contrair os músculos

No metrô, no ônibus ou na sala de espera, podemos ficar na ponta dos pés, contrair os glúteos, o abdômen, etc. Esses pequenos hábitos não terão um efeito milagroso, mas ajudarão a conservar um corpo em forma.
O conselho do personal trainer

Optar por grãos integrais

A silhueta está mais tonificada mas o inchaço persiste? Tente substituir os cereais (pão, massas, arroz ...) refinados por produtos integrais. Ricos em fibras, eles estimulam o trânsito intestinal e a eliminação de resíduos do corpo.

Drenar

A drenagem linfática possui muitos benefícios: atua nas pernas, onde o fluído linfático tende a se acumular, alivia o cansaço dos membros inferiores e ajuda a combater a celulite. Se não tiver tempo para um tratamento profissional, beba pelo menos dois litros de água por dia para eliminar as toxinas.

Alongar-se

Os alongamentos são fundamentais: antes da prática do exercício, para preparar o corpo para o esforço; e depois dele, para relaxar os músculos. Não é exatamente alongar os músculos, mas recolocar as fibras musculares, que foram contraídas durante a atividade, no lugar.

Copyright foto: Istock