Conheça o método montessori de ensino
Modelo de aprendizado criado pela médica italiana Maria Montessori tem como premissa estimular a capacidade sensorial das crianças no processo cognitivo
Tão importante como a escolha do nome do filho, a escola onde ele será educado também tem um enorme peso na definição do futuro das crianças. Criado no início do século XX pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, o método que levou o sobrenome de sua fundadora é até hoje considerado um sistema de educação revolucionário e está presente em todos os países do mundo, inclusive no Brasil.
Ao decidirem pelo método montessori na hora escolher a primeira escola dos filhos, os pais devem estar cientes de como são aplicadas as técnicas de ensino. A técnica dos sentidos. é a base deste tipo de escola. Imagem, cores e estímulos sonoros são importantes no método. Por exemplo, para aprender a ler, a sonoridade dos fonemas é que vai guiar os alunos.
Os sentidos como ferramentas de ensino
O desenho das letras são associadas ao som, e não ao nome da letra. Mesmo as consoantes não são chamadas de letra 'pê' ou letra 'gê'. O que atribui significado às letras é a fonética. Segundo o sistema montessori de ensino, durante o aprendizado da leitura os fatores sensoriais são trabalhados até a criança conseguir formar as palavras naturalmente.
O mesmo acontece nas aulas de matemática. As crianças associam números à quantidade. Em outras palavras, o número três está associado à quantidade de pinos ou outros objetos em diferentes cores, que fazem parte dos materiais disponíveis em sala de aula.
O método montessori defende que esta seria a forma de a criança apender de verdade. Depois, os significantes (como a representação gráfica dos números) entram naturalmente na memória.
A rotina numa escola montessoriana não é rígida. Numa aula comum, as professoras costumam começar com a correção do trabalho de casa. Este momento é importante para compartilhar o conteúdo aprendido e tirar as eventuais dúvidas que tenham surgido. Depois, a aula segue com o chamado 'trabalho pessoal'.
Professor observador
Este é o aspecto que mais diferencia o método montessori daqueles aplicados no ensino tradicional. A criança tem, na sala de aula, a opção de escolher o material com o qual vai trabalhar e também qual matéria vai estudar naquele momento. Os materiais são separados normalmente em estantes ao redor da sala.
Há estantes de linguagem, matemática, estudos sociais, história, entre outras. Elas escolhem e levam seus materiais para o centro da sala, que pode ser arrumado em mesas ou mesmo no chão. "numa escola montessoriana, a utilização dos espaços e a livre circulação dos alunos é muito importante", comenta a pedagoga Leila Amaral.
O papel do professor no método montessori é o de observador, só fazendo intervenções quando a criança solicita ou quando percebe que o estímulo não está sendo compreendido pelo aluno. Também outro ponto importante do papel do professor é observar se a criança está procurando sempre uma única área de estudo.
Os professores que atuam no ensino do método montessori são treinados para entender os motivos de o aluno rejeitar outras matérias e fazê-los despertar o interesse por todas as áreas de aprendizado.
Isso garante que o programa de ensino exigido pelo Ministério da Educação não seja comprometido pelo fato de a metodologia ser um pouco mais livre e flexível, quando comparada aos métodos de ensino mais usuais.
Estímulos externos
O método montessori tem como premissa partir de estímulos externos - como as já citadas cores, formas e sons - que servem de modelo para uma educação adaptada à vida e à realidade da criança. A partir destes estímulos, o aluno passa por estágios de aprendizado, semelhantes ao de qualquer pedagogia de ensino. A diferença é que se respeita o tempo de aprendizado das crianças.
Talvez por este motivo, no Brasil a maior parte das escolas que aplicam o método montessoriano seja mais voltada para a fase de alfabetização e primeiros anos do ensino fundamental. "O método montessori é excelente para despertar as capacidades cognitivas e desenvolver uma base de aprendizado mais independente na criança", afirma a pedagoga Leila Amaral.
Mas de acordo com especialistas, a partir de um determinado momento, quando será preciso escolher um ensino profissionalizante ou o curso superior, os pais ainda têm preferido que os filhos trilhem caminhos de aprendizado mais tradicionais, diferentes de métodos como o montessori, escola construtivista ou método Piaget.
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