O bebê de 7 meses
O bebê está crescendo e continua fazendo progressos diariamente: consegue ficar sentado, apanha facilmente os brinquedos em volta dele, come com a colherzinha, balbucia… Enfim, está crescendo
O desenvolvimento
O bebê consegue ficar cada vez mais tempo sentado. Ainda que goste de permanecer assim, cuidado, pois esta posição o cansa. Além do mais, ele pode cair para frente ou para trás a qualquer momento. Ele também aprecia que o mantenham de pé. Aliás, os pais podem perceber que ele tem cada vez mais força nas pernas.
Quando está deitado, o bebê vira agora com crescente facilidade. Ele levanta o tórax , esteja ele de bruços ou de costas. No entanto, ainda não é capaz de passar para a posição sentado sozinho. Quando está de bruços, começa a rastejar. Em breve, ele vai engatinhar
Inútil lembrar que todos estes progressos devem redobrar a vigilância dos pais, em especial quando ele estiver sobre o trocador.
A agilidade motora dele também está se desenvolvendo. Ele apanha objetos com as duas mãos e é capaz de passá-los de uma mão para a outra.
É também com cerca de sete meses que ele começa a jogar tudo no chão. Saiba que esta etapa é importante para o seu desenvolvimento. Nesta idade, ele toma consciência que os objetos continuam existindo ainda que não os veja. É hora de brincar de esconde-esconde com ele.
O bebê reconhece agora nitidamente os sons e de onde vêm. Ele também sabe o nome dele. Os sons que ele emite continuam evoluindo. Parecem-se cada vez mais com sílabas. Os especialistas chamam isso de balbucio. Nunca será demais lembrar que é importante conversar com o bebê para que ele aprenda a falar. Uma coisa divertida é que estudos mostraram que os bebês não balbuciam da mesma forma, e sim de acordo com a língua materna.
Nesta idade, os pais podem começar dar livros e contar histórias. A criança vai apreciar virar e revirar as páginas. Escolha livros em cartolina ou plástico, bem coloridos. Assim como os outros brinquedos em volta, estes livros serão certamente levados à boca e mordiscados.
Este mês, a crise dos oito meses estará talvez despontando. Com isso, o bebê chora mais frequentemente quando é separado da mãe. Não se preocupe, isso é normal.
A alimentação
Este mês, a alimentação do bebê vai evoluir novamente. Ele pode começar a comer alguns amidos bem como peixe (linguado, pescada, por exemplo). No sétimo mês pode-se oferecer à criança feijão - mas é recomendado começar apenas com o caldo - e gema de ovo - à condição de esteja bem cozida.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'O bebê de 7 meses', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.