0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

30 semanas de gestação

Com trinta semanas de gestação, o sétimo mês de gestação se termina

O corpo da mãe

As gestantes podem se sentir incomodadas por problemas ligados à circulação do sangue e à sensação de estar com “as pernas pesadas”. Para reverter este quadro, é recomendado deitar-se  com as pernas levemente para cima e, se possível, fazer caminhadas dentro da água do mar.

Entre esta semana e a 35ª semana de gestação, a mamãe terá que repetir alguns exames e realizar novos exames. Guarde bem os resultados após apresentá-los ao seu médico, pois eles serão necessários para internação na maternidade. Caso não os tenha em mãos terá que refazê-los na maternidade. 

Entre os exames que serão realizados nestas semanas está a coleta para Streptococcus Grupo B, uma bactéria que se aloja no canal vaginal e pode contaminar o bebê durante o parto. No caso de positivo um tratamento eliminará a bactéria. Este exame é obrigatório e o resultado também deverá ser levado à maternidade.

A evolução do bebê

O bebê mede agora 35 cm e pesa cerca de 1,4 kg. Ele continua engordando e já é capaz de regular a própria temperatura. Ele se mantém especialmente atento aos ruídos a sua volta, o que permite que o pai estabeleça verdadeiros vínculos com ele. Ele reconhece as vozes e os barulhos que lhe são familiares. Em contrapartida, a mamãe pode perceber a surpresa dele quando ouve alguma coisa que não reconhece. 

Os pulmões continuam em maturação: dentro deles, os vasos sanguíneos já estão formados. A ossificação continua, cabelos e unhas também crescem. 

O lanugo, penugem que recobre a pele do bebê, está caindo e, na maior parte dos casos, terá sumido até o dia do parto. Porém o bebê pode nascer com essa pelugem que cairá, então, nas primeiras semanas de vida.

O quarto do bebê

Comece a preparar tranquilamente o quarto do nenê, enquanto a barriga ainda não a impede demasiadamente de se movimentar. Os dois pontos essenciais são a cama (ou o berço para o começo), que deve ser equipada com um colchão bem firme, e o trocador de fraldas, que deve ser funcional.

Assim que receber os móveis em sua casa, é necessário deixar o quarto bem ventilado por alguns dias, pois móveis novos costumam ter cheiro forte e isso pode provocar reação alérgica no bebê. O colchão deverá ficar exposto ao sol pelo menos 1 dia inteiro para matar os ácaros. Os protetores de berço e o lençol, por sua vez, devem ser colocados no quartinho (após lavados) apenas no dia da alta da maternidade para que não fiquem expostos à poeira.

Fique atenta à tinta dos móveis que não deve ser tóxica. É muito comum o bebê morder as grades do berço quando seus dentinhos começam a nascer, e algumas lascas da tinta podem ser ingeridas.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado '30 semanas de gestação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo