Receita gentilmente cedida por Namu e pela chef Carina Müller. A salada em pote é uma ótima ideia para garantir um almoço rápido, completo, saboroso e saudável, principalmente para quem vive na correria e precisa daquele incentivo para comer melhor no dia a dia.
Ingredientes
2 porções
Salada
500 g de grão de bico cozido
1 folha de louro
100 g de azeitona preta sem caroço picada
3 g de pimenta do reino preta moída
80 g de alcaparras picadas
200 g de pimentão vermelho
200 g de pimentão amarelo
200 g de cebola roxa picada
1 pimenta dedo de moça
200 g de salsão picado
Molho
100 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
60 ml de vinagre de maçã
5 g de orégano
30 g de salsinha picada
Modo de preparo
SALADA: Deixe o grão de bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água e acrescente uma nova quantidade até cobrir os grãos e cozinhe-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve. DICA: O grão de bico deve ficar ainda inteiro e firme, porém cozido.
Queime por igual os pimentões inteiros na chama do fogão para retirar a pele e criar gosto de defumado. Depois de queimados, coloque-os em um saco plástico ou bowl com papel filme e deixe descansar por 3 minutos. Depois, retire a pele e as sementes dos pimentões e corte-os em cubos pequenos.
Pique a cebola roxa em cubos bem pequenos e deixe-os de molho em água gelada por 3 minutos para dar mais crocância. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e tire toda a parte interna, incluindo as sementes. Em seguida, pique-a.
Em um bowl grande, misture todos os ingredientes da salada. Reserve.
MOLHO: Em uma tigela, misture o azeite, o sal, o vinagre, o orégano e a salsinha. Depois, despeje sobre os vegetais da salada.
Por fim, coloque a salada em um pote de vidro com tampa e feche bem. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Salada de grão de bico mediterrânea', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.