RECHEIO: Em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e reserve até esfriar.
BALA: Em uma panela, acrescente o açúcar refinado UNIÃO, o leite de coco e a água e misture até que o açúcar seja totalmente dissolvido. Leve ao fogo médio e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura.
Despeje a mistura em uma bancada de pedra untada com manteiga e deixe amornar até conseguir manusear a massa sem queimar as mãos. DICA 1: Caso não tenha uma bancada de pedra para manusear a calda da bala de coco, despeje-a em uma assadeira grande untada com manteiga até amornar.
Faça uma tira com a bala e estique com as mãos, dobrando e esticando até atingir uma coloração perolada. Faça um cordão arredondado e corte as balas com tesoura, no tamanho que quiser. Reserve-as por pelo menos 12 horas para secar.
MONTAGEM: Em um saco de confeitar, coloque o brigadeiro frio. Reserve.
Coloque as balas no processador e bata até virar uma farinha fina. Despeje essa mistura em uma tigela e acrescente as 2 colheres (sopa) de leite de coco, misturando bem até obter uma massa homogênea e lisa.
Divida a massa em 3 partes iguais e abra-as com um rolo formando um retângulo com espessura de 0,3 cm. DICA 2: Para facilitar no momento de abrir a bala com o rolo, coloque a massa entre 2 folhas de plástico próprio para alimentos.
Coloque o recheio de brigadeiro no sentido do comprimento e enrole no formato de rocambole. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
Em seguida, corte as balas e passe-as delicadamente no coco ralado. Coloque em uma assadeira com o recheio para cima para que não amasse. Deixe secar por pelo menos 12 horas. Consuma em seguida.
DICA 3: Experimente variar o recheio, você pode utilizar brigadeiro de nozes, bicho de pé ou outro recheio de sua preferência.
Copyright foto: Divulgação/União
Veja também
Este documento, intitulado 'Bala de coco recheada com brigadeiro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.