Receita de Melissa King, autora do livro 'Leites e manteigas vegetais - receitas caseiras'. Receita gentilmente cedida pela Editora Alaúde
Ingredientes
125 g porções
1 xícara (125 g) de oleaginosas no freezer por até 2 meses.
Modo de preparo
Moa as oleaginosas no processador de alimentos ou no liquidificador. Com o processador demora um pouco mais, mas nele não é preciso raspar tanto o copo. Além disso, é mais fácil de limpar. Ambos os aparelhos funcionam bem. Você só precisa decidir qual lhe atende melhor.
Bata as oleaginosas até a manteiga ficar lisa. Raspe as bordas do copo periodicamente. O tempo de preparo depende da oleaginosa usada. Com castanha-do-pará, macadâmia, amendoim, noz-pecã e noz comum a manteiga fica pronta em mais ou menos 5 minutos. Com amêndoa, avelã, pistache e semente de girassol, leva-se até 20 minutos. Para as oleaginosas que demoram mais, sugiro que você faça pausas a cada 5 minutos no uso do processador para evitar sobrecarga. Além disso, com a pausa, as oleaginosas conseguem liberar os óleos.
Transfira a manteiga para um pote hermeticamente fechado. Deixo minhas manteigas vegetais na bancada da cozinha. Elas têm validade de algumas semanas, mas geralmente são devoradas antes disso! Se a ideia é que a manteiga dure mais que 2 semanas, recomendo que a guarde na geladeira, onde a validade é de até 4 meses. A temperatura baixa evita que os óleos fiquem rançosos.
DICA: O conceito da produção de uma manteiga vegetal é bem simples: bata as oleaginosas no liquidificador até que atinjam a cremosidade desejada. O processo é o mesmo para todas as oleaginosas. Recomendo que faça suas manteigas vegetais em porções pequenas. Assim, evita-se sobrecarregar o liquidificador e o processador de alimentos. Se preferir uma manteiga mais pedaçuda, como é o meu caso, use o processador de alimentos. Se quiser uma consistência mais lisa, use o liquidificador.
OBSERVAÇÕES: Faço minhas manteigas com oleaginosas cruas e sem sal. Você pode usar oleaginosas torradas (veja o modo de preparo na página 30), mas, nesse caso, adicione pelo menos 1½ colher (chá) de óleo vegetal de sabor neutro para garantir uma consistência lisa e cremosa.
Use oleaginosas frescas. Com ingredientes velhos, a manteiga não ficará com consistência lisa.
VARIAÇÕES: Se quiser variar o sabor com óleo, sal marinho ou adoçantes, acrescente-os depois que a manteiga estiver pronta. Dessa forma você tem como saber como ficaram o gosto e a consistência da manteiga.
Algumas sugestões: ½ colher (chá) de sal marinho; 1 colher (chá) de adoçante, por exemplo: xarope de bordo (maple syrup) ou melado; ou de ½ a 1 colher (sopa) de óleo (gosto de azeite e óleos de coco e de semente de uva).
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Manteiga vegetal básica', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.