Prato saboroso onde a combinação da carne seca com o adocicado da mandioca provoca uma harmonia perfeita entre os sabores. Perfeito para um jantarzinho!
Ingredientes
5 porções
500 g de mandioca em pedaços cozida (não descarte a água do cozimento)
400 g de carne de sol limpa, cozida e desfiada
20 g de manteiga
300 g requeijão cremoso
150 g de mussarela ralada
100 ml de creme de leite fresco (ou de lata sem soro)
1 cebola média fatiada em tiras finas
1 dente de alho bem picado
5 g de salsinha picada fina
5 g de cebolinha picada fina
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Passe a mandioca ainda morna pela peneira ou espremedor de batatas; se necessário repita o processo, pois a massa deve ficar bem lisinha.
Leve a massa para uma panela, adicione o requeijão e mexa bem para misturá-lo. Ligue o fogo baixo e continue mexendo. Quando estiver bem incorporado, acrescente o creme de leite e se quiser o sal, mexendo sempre. O ponto é de purê e, se ficar muito grosso, amoleça com a água do cozimento da mandioca (ou leite se preferir).
Coloque em outra panela morna a manteiga e derreta-a. Em seguida, acrescente a cebola e refogue (sem queimar) até ficar transparente e macia. Retire e reserve.
Na mesma panela, em fogo brando, acrescente o alho e em seguida a carne seca. Misture bem e acrescente a cebola reservada, a salsinha e a cebolinha. Reserve.
Num pirex untado com um pouco de manteiga, coloque a mistura da carne seca e por cima o purê da mandioca. Finalize polvilhando a mussarela e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para gratinar o queijo. Sirva ainda quente.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Escondidinho de carne seca', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.