Victoria Sandwich, o bolo preferido da rainha Vitória, nada mais é que um pão-de-ló amanteigado, branco e fofo, recheado de uma camada de geleia, outra de creme de leite batido e polvilhado de açúcar, por cima. A massa tem um segredo: a farinha, açúcar e manteiga devem ser medidos conforme o peso dos ovos. A receita da massa foi retirada do site WhatsCookingAmerica.com.
Ingredientes
8 porções
Massa
4 ovos ( ovos de 55 g, aproximadamente)
220 g de farinha de trigo com fermento (220 g é mais o menos o peso de 4 ovos, o ideal é pesar os ovos e usar a mesma quantidade dos outros ingredientes)
22 0 g de açúcar refinado
220 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ colher de chá de extrato de baunilha
Recheio
1 e ½ xícara de geleia de morango
300 ml de creme de leite fresco gelado
2 colheres de açúcar de confeiteiro mais o suficiente para polvilhar por cima
Modo de preparo
PÃO-DE-LÓ: unte 2 formas redondas de 20 cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo de cada uma com um círculo de papel manteiga e unte-o também. Reserve. Preaqueça o forno a 170°C.
Peneire a farinha na tigela da batedeira. Adicione o açúcar, a manteiga e a baunilha. Junte os ovos e bata em velocidade média-alta por uns 10 minutos, até conseguir um creme muito fofo e claro.
Divida a massa entre as duas formas e leve ao forno por uns 30 minutos, até que, enfiando um palito na massa, ele saia limpo. Deixe que esfriem por 5 minutos dentro da forma, então desenforme os bolos e deixe esfriarem completamente.
MONTAGEM: bata o creme de leite fresco gelado na batedeira até conseguir picos médios-firmes. Coloque um dos bolos sobre o prato de servir. Distribua a geleia sobre ele, e por cima uma camada do creme. Por cima, coloque com cuidado o outro pão-de-ló e polvilhe açúcar de confeiteiro, com o auxílio de uma peneira, na superfície do bolo. Sirva em temperatura ambiente.
Copyright foto: Ricardo Spósito
Veja também
Este documento, intitulado 'Victoria Sandwich', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.