Trata-se de uma panqueca americana alta, levíssima, super fofa, super esponjosa, cozida no forno com xarope de bordo e maçãs douradas. A receita sugere uma panquecona de 27 cm de diâmetro, mas como tenho 2 frigideiras de ferro fundido pequenas (uma 20 cm e outra 16 cm de diâmetro) preparei duas menores. Sinceramente, eu recomendo muito essa receita para o próximo café da manhã caprichado! A receita retirei do site Food and Wine.
Ingredientes
6 porções
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 maçãs verdes, sem cascas e semente e cortadas em fatias de 1 cm de espessura
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de suco de limão
¼ de xícara de xarope de bordo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
4 gemas
1 xícara de leite
4 claras
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 190°C. Coloque a gradinha do forno no apoio mais alto. Em uma frigideira que vá ao forno derreta a manteiga em fogo médio. Junte as fatias de maçã, 1 colher de sopa de açúcar e o suco de limão e cozinhe, mexendo de vez em quando, até as fatias ficarem douradas. Leva mais ou menos 6 minutos. Abaixe o fogo, adicione o xarope de bordo e cozinhe por mais um minuto. Retire do fogo e reserve.
Em uma tigela média misture a farinha, o fermento, as 2 colheres restantes de açúcar e o sal. Reserve.
Em outra tigela misture o leite com as gemas. Misture os líquidos aos ingredientes secos, sem bater muito.
Em outra tigela bata as claras em neve até conseguir picos firmes. Adicione as claras em neve à massa, misturando delicadamente com uma colher grande, sem bater, somente para incorporar as claras sem perder volume.
Espalhe a massa sobre as maçãs preparadas, alisando a superfície com uma colher. Leve para assar por 20 minutos, até a panqueca inflar e dourar por cima. Retire do forno, aguarda 5 minutos e desenforme sobre um prato. Sirva imediatamente acompanhada de mais xarope de bordo.
Copyright foto: Ricardo Spósito
Veja também
Este documento, intitulado 'Panquecas assadas de maçã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.