Esta receita simples e saborosa é uma tradição de família, direto do interior de Minas Gerais. Aprendi com minha mãe, que aprendeu com a dela e assim por diante.
Ingredientes
5 porções
1 frango caipira inteiro limpo e cortado em pedaços pelas juntas (não descarte fígado, moela e pés, pois podem ser usados também)
15 ml de óleo vegetal
2 dentes de alho picados em brunoise
1 cebola picada em rodelas pela metade
1 l de caldo de frango quente
1 colher de café de açafrão em pó
½ pimenta dedo de moça ou 1 pimenta de bode inteira sem sementes
1 colher de sopa de salsinha rusticamente picada
1 colher de sopa de cebolinha rusticamente picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Antes de começar, tempere levemento o frango com o sal e a pimenta do reino (não exagere, pois mais tarde o tempero será corrigido).
Em uma panela funda e bem quente, coloque o óleo.
Em seguida, coloque os pedaços de frango espalhados e deixe dourarem de todos os lados possíveis sem deixar queimar.
Quando estiverem bem selados e dourados, coloque o alho, mexa rapidamente e em seguida coloque o caldo aos poucos, deglaceando o fundo da panela.
Complete com o restante do caldo até cobrir o frango todo. Nesta etapa, é opcional acrescentar os miúdos do frago (fígado, moela e pés) ao caldo. Em seguida, verique o sal e a pimenta do reino e acrescente a gosto se necessário. Junte também o açafrão.
Tampe a panela deixando uma beirada aberta para o caldo não derramar. A carne deve estar firme, mas macia e cozida. Espere o caldo ser reduzido para ⅓ do inicial.
Desligue o fogo, salpique a cebola fatiada por cima e, em seguida, acrescente a salsinha, a cebolinha e a pimenta dedo de moça (ou de bode).
Tampe totalmente a panela, deixe descansar por 5 minutos e sirva com arroz branco.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Frango caipira mineiro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.