Modo de preparo
Misture o leite morno (não quente para não matar o fermento), óleo, ovos, açúcar, sal e fermento com um fouet, rapidamente. Ou então bata tudo no liquidificador mesmo, se preferir.
Coloque metade da farinha em uma tigela grande, despeje a mistura e mexa com uma colher, adicionando mais farinha.
Comece a mexer com as mãos, adicionando o resto da farinha aos poucos. Passe para uma pedra enfarinhada, ou mesa, e sove bem a massa, por uns 15, 20 min, até que ela fique macia e não grude mais. Atenção, ela deve desgrudar não por excesso de farinha, e sim por estar bem sovada. Forme uma bola com a massa, retire uma bolinha e reserve.
Coloque a massa dentro da tigela grande, cubra-a com uma toalha dobrada, em seguida coloque a tigela em uma sacolinha plástica, amarrada, e deixa a massa descansar dentro do forno desligado. Enquanto isso unte e enfarinhe uma assadeira grande, ou 4 formas de pão de forma.
Coloque a bolinha em um copo com água fria. quando ela emergir (cerca de 40 minutos) desembrulhe a massa. Verifique se ela dobrou de tamanho. Se sim, transfira-a para uma superfície enfarinhada e corte-a em 4 fatias grossas. Cada fatia será um pão.
Abra uma fatia de cada vez, com as mãos mesmo, até que tenham cerca de 14 cm por 30 cm. Enrole o pão: segure a massa por um dos lados menores e com a outra mão traga o outro lado menor até a primeira mão, enrolando. Desenrole um pouquinho e repita o procedimento, para ficar mais apertado, faça isso umas duas vezes, até ficar com formato de croissant. Faça isso com as 4 fatias de massa.
Coloque os pães na assadeira grande, com a parte da emenda da massa para baixo. Deixe uns 5 cm entre os pães. Cubra com a toalha novamente, e deixe descansar por mais 25 minutos, até crescerem outra vez.
Asse em forno preaquecido, 160°C, por 40 minutos. Se no final os pães ainda estiverem pouco corados, aumente o forno e deixe mais 5 minutos ou até pegar cor.
Copyright foto: Ricardo Spósito