5 dicas para controlar a oleosidade da pele nos dias quentes
Escolher os produtos corretos e investir em uma alimentação saudável são algumas das dicas da expert para cuidar da cútis no verão

Quem tem pele oleosa, sofre ainda mais nos meses mais quentes. Isto porque o calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva para manter o corpo numa temperatura mais baixa. Consequentemente, a produção de oleosidade das glândulas sebáceas também aumentam com o calor, deixando a pele com aspecto brilhoso.
Além disso, explica Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética, a oleosidade aumenta ainda mais ao entrar em contato com óleos - como bronzeadores e protetores solar - sal do mar e suor.
O problema não para por aí: estes fatores, aliados ao sebo produzido pela pele, também podem entupir os poros com resíduos, causando espinhas e cravos. A alta incidência de radiação UVA e UVB no verão ainda pode manchar a pele. Os cuidados, portanto, precisam ser redobrados. Simples atitudes incorporadas na rotina podem fazer a diferença. Confira.
Cinco dicas para controlar a oleosidade da pele
Abaixo, Thaís separou cinco truques para cuidar da pele no calor e deixá-la livre da oleosidade durante toda a temporada:
- Escolha o protetor solar correto. Além do fator de proteção, é necessário atentar-se a textura indicada para cada tipo de pele. Pessoas com pele oleosa devem optar por protetores leves. É indicado o uso de produtos em gel, oil-free ou gel-creme.
- Mantenha a pele hidratada. A pele oleosa precisa de hidratação. A aplicação deve ser diária, ao acordar e antes de dormir. Contudo, é necessário cuidado na hora de escolher do produto. “Durante a noite, as glândulas sebáceas começam a produzir o sebo. O resultado é a superprodução de oleosidade e entupimento dos poros, deixando-os dilatados. Dê preferência a hidratantes oil-free, com ácido salicílico e glicólico na composição. Geralmente, esses produtos têm absorção rápida e deixam a textura leve”, destaca Thaís.
- Tenha uma alimentação saudável. Uma alimentação desequilibrada pode ser nociva para a pele. É muito importante evitar alimentos gordurosos, como frituras ou produtos industrializados, e apostar em alimentos ricos em vitamina C, que ajudarão nas inflamações e no controle da oleosidade excessiva. Além disso, é importante ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia para garantir a eliminação de toxinas que podem causar inflamações.
- Não exagere na maquiagem. Alguns produtos podem obstruir os poros. Para isso, escolha produtos com silicone na formula, que age como um filme protetor na pele sem penetrar e obstruir os poros.
- Faça procedimentos específicos. “Para remover impurezas da pele e promover a limpeza dos poros, indicamos a limpeza de pele, pela qual é feita uma limpeza manual com vapor e ionização (opcional), evitando ressecamento ou a oleosidade excessiva”, finaliza a profissional.