Saiba como limpar o sofá e tirar manchas
Por Raphaela Ribas
Conheça algumas dicas para limpar o sofá de acordo com o material e os cuidados para casas com pets e crianças
Uma das cenas mais comuns e diárias é chegar em casa, se jogar no sofá e ver o novelão ou ficar fuçando o celular. Só que enquanto você acompanha atentamente os desfechos de mocinhos e vilões, ou se verifica das atualizações alheias, é pé sujo para cá e para lá em cima do sofá, migalha de comida que cai. Fora que quando se tem crianças, volte e meia rola um rabisco ou chicletes grudado sem querer. Apesar de não ser tão habitual, a limpeza do sofá deve ser levada a sério.
Para saber como limpar, sem neuras, a proprietária da Natureza & Limpeza Ana Paula Barcena dá algumas dicas importantes. Ela explica que a forma de limpar o sofá vai variar conforme o estofado:
- Couro ecológico: deve-se usar um paninho limpo e úmido (quase seco);
- Linho: não se deve usar produtos químicos, porque mancham com facilidade, então a dica é usar um aspirador para limpar o sofá;
- Couro: deve-se também usar um paninho úmido e é bom aplicar hidratante de pele para evitar rachaduras e ressecamento.
“O linho suede é o tecido que esta em alta. Existem no mercado vários modelos: sued animale, sued amassado, sued liso, entre outros. Eles são fáceis de fazer manutenção diária”, conta.
LEIA TAMBÉM
Redecorando a casa: vejas dicas para mudar a decoração sem gastar muito
Faça você mesmo: aprenda a fazer uma caixa organizadora
Manchas e pets
Agora, se não for apenas para manutenção e tiver que tirar alguma mancha, a orientação é outra. Esqueça as misturinhas famosas que levam bicarbonato, vinagre e álcool. “Vão se tornar um pesadelo, pois, além de não limpar, tem o risco de manchar e o cheiro do vinagre impregnar no tecido”.
Caso seja um chiclete grudado, por exemplo, deve-se apenas colocar uma pedra de gelo sobre a goma até ele endurecer. Depois, remova-o com espátula (com cuidado, claro).
Para tirar manchas de vinho ou café, a dica é passar delicadamente, também, gelo até clarear (cuidado para não espalhar a mancha) e em seguida aplicar detergente neutro, escovar com uma escovinha de dente macia e limpar com pano limpo.
Para casas com crianças e pets, ela recomenda a lavagem e impermeabilização uma vez ao ano, do tecido. “A impermeabilização do sofá é indicada para proteger o tecido, pois toda sujeira não fica no tecido e, sim, no impermeabilizante. Lembre-se sempre de certificar se existe selo verde nos produtos e que não seja inflamável. O ideal são os produtos ecológicos, pois, além de proteger o meio ambiente, também cuidam da saúde de todos da casa, inclusive dos pets”, afirma Ana Paula.