3
Obrigado

10 estilos de franjas para os diferentes formatos de rosto

Reta, cortininha, assimétrica, repicada: confira as franjas que estão em alta e veja qual a indicação para cada formato de rosto

Kerry, Emma e Katie: celebridades que apostam na franjinha. © Willy Sanjuan/ AP1/WENN.COM/ SIPANY/SIPA


Está na dúvida se corta ou não aquela franjinha? Antes de decidir, é preciso conversar com o cabeleireiro e ver se o tipo escolhido combina com a personalidade e formato de rosto. 

Para manter a franja em dia, o visagista Andy Vitiello dá a dica: “o ideal é cortar a cada 15 dias para deixar a franja sempre bonita. Outro truque é aplicar um leave-in para evitar o frizz”. A Revista da Mulher preparou uma galeria de com diferentes de franjas para se inspirar. Confira!

Baby bangs

Deborah Falabella com baby bangs. © AgNews/ Webert Belizio


São franjas curtinhas, acima das sobrancelhas, bem ao estilo pin-up. Ficam melhores em rosto delicados, mais quadrados ou em formato de losangos.

“Para manter no lugar é preciso ter o cabelo mais liso ou usar pomadas leves tipo de aloe vera para ajuda na fixação da franja”, diz Ivete Oliveira, técnica da Floractive Profissional. 

Franjão

Emma Stone com franjão lateral. © AP1/WENN.COM/SIPA


Clássica, essa franja é perfeita para quem tem a testa grande, deixando o rosto mais harmonioso. É recomendada para formatos de rosto triangulares, nos quais a testa é mais saliente que o queixo.

Combina com todos os tamanhos de cabelos. “Para manutenção, você vai precisar de um leave-in de proteção e secar com escova redonda. O truque é passar um jato de ar frio para dar brilho e deixá-la em forma arredondada”, explica Ivete. 

Estilo cortininha 

Penelope Cruz com corte de franja cortininha. © David Fisher/REX Shutte/SIPA


Também conhecido como “meia-lua”, esta franja tem um corte mais leve e em formato triangular. Este tipo de franja é indicado especialmente para rostos arredondados ou levemente quadrados.

“Para usar essa franja bem marcada, é preciso escovar e passar uma pomada efeito teia, que vai ajuda na fixação dos fios”, conta a expert da Floractive Profissional.

 

Repicada

Katie Holmes com franja repicada e cheia de estilo. © SIPANY/SIPA


É uma franja mais bagunçada, desconectada, com ar despojado. Pode ser usada cobrindo a testa ou mesmo de lado e fica bem em todos os formatos de rosto. 

Assimétrica

Andrea Horta com franja repaginada em corte assimétrico. © AgNews/ Anderson Borde


Essa franja não possui um corte retinho, o que valoriza rostos redondos. Combina com todos os estilos de cabelos, desde o liso, até o cacheado. Para dar mais definição às pontas desfiadas, é recomendado  usar um pouco de mousse. 

Retrô

Alinne com uma franja de referências na década de 60. © AgNews/ Thiago Duran 


O corte de franja estilo Brigite Bardot foi uma das grandes apostas do Inverno 2017 e promete seguir em alta na estação quente. É indicada para rostos mais arredondadas e confere um toque sofisticado ao visual. 

Enviesada

A atriz Dianna Agron com franja enviesada em penteado preso. © Evan Agostini/AP/SIPA


Essas franjas diagonais, mais compridas, combinam com cabelos até os ombros e os fios mais compridos. É a franja perfeita para penteados de festa, com as madeixas presas, deixando o visual polido e elegante. 

Desfiada

Fernanda Paes Leme com uma franja moderna. © AgNews/ Leo Franco


Cortes modernos, com desfiado e pontas desconectadas estão em alta, especialmente em mulheres fashionistas. Segundo o visagista Andy Vitiello, este tipo de franja mais moderna é ideal para rostos angulosos. 

Franja reta 

Kerry Washington elegeu a franja retinha para combinar com o cabelo chanel. © Willy Sanjuan/AP/SIPA


Andy Vitiello acredita que este tipo de franja tem mais a ver com personalidade do que com tipo de rosto. É um corte marcante, perfeito para mulheres fortes e ousadas. 

Franja longa 

Jennifer Aniston com franja longa e levemente repicada. © Francois Mori/AP/SIPA


Este tipo de franja é sob medida para rostos redondos, valorizando os contornos da face. O corte é quase igualado ao comprimento das madeixas. Ela pode ser usada de lado, presa ou ainda dividida ao meio.

Este documento, intitulado '10 estilos de franjas para os diferentes formatos de rosto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.