Farelo de aveia ajuda a emagrecer e reduz o colesterol
Duas colheres de sopa por dia deste alimento rico em fibras já garante seus benefícios. Siga as dicas e mantenha-se em forma
O farelo de aveia é um dos alimentos mais indicados para quem precisa aumentar a ingestão de fibras na dieta. O alimento provém da camada externa do cereal e chega a conter de 15 a 19% de fibras. Além disso, dentre as outras versões da aveia - flocos grossos e flocos finos - é a menos calórica (apenas 37 kcal por colher de sopa).
Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, o farelo de aveia conta com a presença de beta-glicana, um componente que tem efeitos metabólicos, ou seja, auxilia na prevenção da obesidade por causar maior saciedade.
O farelo de aveia também atua no controle de colesterol ruim HDL, devido a suas propriedades físicas conferirem viscosidade intestinal. Outro benefício do alimento é sua capacidade de retardar a absorção de glicose, o que o torna indicado a quem sofre de diabetes.
Farelo de aveia ajuda a emagrecer?
De acordo com a nutricionista, a resposta é sim. Principalmente pelo fato de ser fonte de fibras, o farelo de aveia pode auxiliar no emagrecimento. A função do alimento está diretamente ligada à sensação de saciedade, evitando o aumento do consumo calórico.
"Alguns estudos mostram a relação inversa entre o maior consumo de fibras e o índice de massa corporal (IMC). As fibras presentes no farelo de aveia retardam o esvaziamento gástrico, causando maior saciedade, o que reduz o volume de alimentos consumidos”, explica.
Farelo de aveia na cozinha
Versátil, o farelo de aveia pode ser usado em diversas preparações culinárias. O alimento combina com salada de frutas, iogurtes, mingais, sopas de legumes, além de poder ser o ingrediente principal de receitas mais elaboradas, como bolos, tortas e panquecas.
A quantidade de consumo diária, explica Patrícia, depende do valor calórico total que cada um precisa fazer diariamente. No entanto, geralmente, o recomendado são 2 colheres (sopa)/dia.
Paralelo à ingestão do farelo de aveia, também é indicado o consumo diário de 1,5 a 2 litros de água para potencializar o efeito das fibras no organismo. Vale dizer que, mesmo sendo um alimento saudável, o farelo de aveia glúten, item vetado da dieta de quem tem a doença celíaca.
Além disso, seu alto teor de fibras também o torna contraindicado para crianças com menos de seis meses, para quem tem intestino acelerado (ao contrário de intestino preso) e quem sofre de síndrome do intestino irritado ou colite.