Emagreça e limpe o organismo com a dieta detox
Cardápio prioriza líquidos nos dois primeiros dias, o que contribui para desinchar o corpo e perder peso
Se a ideia é desintoxicar o corpo e de quebra emagrecer, a melhor saída é investir em uma dieta detox. De curta duração - apenas uma semana - o cardápio promete eliminar toxinas, tirar o inchaço do corpo e eliminar os quilinhos indesejados.
Segundo Ana Valéria Ramirez, nutróloga, é preciso muita disciplina para superar os dois primeiros dias da dieta detox, quando apenas sucos e shakes podem ser ingeridos. "Nos dois primeiros dias você consome apenas líquidos. Com a eliminação de muito líquido, você vai desinchar", explica Valéria.
Ainda segundo a expert, depois desta etapa, a segunda parte da dieta - composta de cinco dias - inclui alimentos sólidos, ricos em fibras, água e antioxidantes. Substâncias anti-inflamatórias também entram no prato com frequência.
"Isso deixa o organismo menos resistente à perda de peso. Concluído o ciclo, é recomendado um intervalo de 15 dias para repetir as duas fases de desintoxicação”, ensina Ana Valéria.
Alimentação na dieta detox
A dieta detox é indicada para pessoas com maus hábitos alimentares, que estão dispostas a iniciar uma reeducação alimentar. A nutróloga não consegue mensurar, no entanto, até quantos quilos é possível eliminar. "Os resultados vão depender do metabolismo e do estilo de vida de cada pessoa", diz a especialista.
De acordo com a nutróloga, durante o período de realização da dieta detox, devem ser evitados alimentos ricos em açúcares e gorduras. Por outro lado, deve-se intensificar o consumo de alimentos como saladas, frutas e legumes, além de carnes magras.
A especialista ainda alerta para a importância de beber água. O consumo deve ser de pelo menos dois litros de água por dia. É recomendado ainda a prática de exercícios físicos no mínimo três vezes por semana.
Cardápio: dieta detox
Dia 1
Ao acordar
- 1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar.
Café da manhã
- Suco feito com: 1 banana média batida, suco de 2 laranjas, 1 fatia média de mamão, 1 colher (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de água filtrada).
Lanche da manhã
Suco (1 xícara de melancia batida com 1 copo grande (250 ml) de água de coco, suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã sem açúcar ou adoçante).
Almoço
1 prato (fundo) de sopa-creme de abóbora e gengibre.
Lanche da tarde
- 1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar ou adoçante.
Suco da tarde 2
- Suco feito cenoura com casca batida com 1/4 de copo (50 ml) de suco de maracujá concentrado, 1 fatia média de abacaxi, 1 colher (sopa) de quinoa em focos, 1 pitada de canela em pó e 1 copo (200 ml) de água filtrada sem açúcar ou adoçante).
Jantar
- 1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes.
Ceia
- 1 copo (200 ml) de suco light à base de soja.
Dia 2
Ao acordar
- 1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar.
Café da manhã
- Shake feito com 1 copo grande (250 ml) de leite de soja light, 3 ameixas secas, 1 fatia média de mamão, 1/2 maçã com casca e 1 col. (sopa) de aveia em focos sem açúcar ou adoçante.
Lanche da manhã
- Suco feito com 1 folha de couve-manteiga batida com suco de 1 limão, 1 fatia média de abacaxi, 1 copo (200 ml) de água e 1 lasca de gengibre sem açúcar ou adoçante.
Almoço
- 1 prato (fundo) de sopa-creme de legumes e quinoa.
Lanche da tarde I
- 1 copo (200 ml) de suco de maçã natural com gotas de limão sem açúcar ou adoçante.
Lanche da tarde II
- Suco feito com 1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado batido no liquidificador com 1 fatia grossa de melão, 1 maçã com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco filtrada sem açúcar ou adoçante.
Jantar
- 1 prato (fundo) de sopa-creme de mandioquinha e agrião.
Ceia
1 copo (200 ml) de água de coco.
Cardápio para os outros 5 dias
Ao acordar
- 1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar.
Café da manhã
- Opção 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã + 1 fatia de pão integral light, com 1 colher de requeijão light, 2 rodelas de tomate cobertas com 1 fio de azeite extravirgem.
- Opção 2: 1 pote de iogurte light com 1 fatia fina de mamão picada e 3 col. (sopa) de mix de fibras (farinha de linhaça, quinoa em focos e aveia).
- Opção 3: 1 xíc. de chá verde + 4 biscoitos integrais com gergelim e 1 queijinho fundido light.
Lanche da manhã
- Opção 1: 4 ameixas secas + 2 nozes.
- Opção 2: 1 fatia média de abacaxi (ou 1 fatia média de melão) com raspas de casca de limão.
- Opção 3: 1 copo grande (250 ml) de suco de melancia batido com gengibre.
Almoço
- Opção 1: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula), 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de beterraba ralada com orégano, limão, 1 fio de azeite e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha + 4 col. (sopa) de estrogonofe de frango com creme de leite light (ou 1 filé médio de peito de frango grelhado coberto com cogumelo refogado) + 1 taça grande de gelatina diet.
- Opção 2: 1 tomate recheado com tabule de quinoa (ou salada de folhas verdes, rabanete e tomate à vontade com limão, 1 fio de azeite e pouco sal) + 3 col. (sopa) de arroz integral (ou arroz 7 cereais) + 1 filé médio de salmão assado com pimentão, cebola e tomate + 1/2 prato (sobremesa) de legumes cozidos no vapor + 4 morangos (ou 1 maçã).
- Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes com 2 bastões de kani kama desfiados, 5 tiras finas de manga, 1 tomate e 1/4 de pepino japonês com molho oriental (limão, shoyu light e 1 fio de azeite) + omelete com abobrinha (feita com 1 gema, 2 claras e abobrinha ralada) + 2 pegadores de macarrão integral ao sugo + 1 taça pequena de manjar de coco light com calda de ameixa.
Lanche da tarde
- Opção 1: 1 pote de iogurte light com mamão picado.
- Opção 2: 1 banana assada e polvilhada com canela.
- Opção 3: 1 barra de cereais integrais light + 1 fruta (maçã, pera ou pêssego).
Jantar
- Opção 1: 1 prato (mesa) de folhas verdes com 2 nozinhos de mussarela de búfala, 2 tomates secos, 4 col. (sopa) de frango desfiado, 1 col. (sopa) de croûton integral e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com manjericão.
- Opção 2: 1 prato (mesa) de folhas verdes variadas com 2 col. (sopa) de abacaxi em cubos, 1 ovo mexido, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de semente de girassol tostada sem sal e vinagre balsâmico.
- Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião), 1 lata de atum light, 1 tomate e 1/4 de pimentão amarelo com cebola, salsinha e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com ervas.
Ceia
- Opção 1: 2 castanhas-do-pará (ou 5 castanhas de caju).
- Opção 2: 1 potinho de leite fermentado (tipo Yakult) + 3 ameixas secas.
- Opção 3: 4 damascos secos + 1 xíc. de chá de camomila.