Dicas e cuidados básicos para lavar a cabeça do bebê
Médica indica o tipo de produto e o modo ideal de lavar os cabelos dos pequenos

Uma criança em qualquer idade inspira sempre cuidados. Mas durante os primeiros seis meses de vida, parece que os pequenos são ainda mais frágeis. Não sabem andar, falar e o organismo todo está em formação. O que faz os pais terem muita cautela na hora de lavar a cabeça do bebê durante o banho.
Como a etapa do banho é sempre envolta de dúvidas, especialistas esclareceram para A Revista da Mulher alguns cuidados básicos. O primeiro deles é a respeito da atenção aos produtos utilizados para lavar o cabelo do bebê.
O recomendado é utilizar xampu ou sabonete infantil, ou até os populares dois em um. É importante também que sejam produtos específicos para crianças pois estes tem pH neutro.
“Estes produtos (de pH neutro) são menos alergênicos e não provocam ardência em caso de contato acidental com os olhos. Até os 6 meses, não é necessário usar condicionador, que podem inclusive piorar o quadro de crostas lácteas comum nessa faixa etária”, explica a Dra. Maria Julia Carvalho, pediatra e plantonista do Hospital Infantil Sabara.
Massagem ao lavar a cabeça do bebê
O segundo ponto importante apontado pela médica diz respeito ao modo mais adequado de posicionar a criança, na hora de lavar a cabeça do bebê. Veja a seguir as principais orientações da pediatra Maria Júlia:
1) Apoie a cabeça da criança em uma das mãos posicionando seu dedo médio na entrada de um ouvido e o polegar no outro, para evitar a entrada de água.
2) Com a mão livre, aplique uma pequena quantidade de xampu deslizando os dedos delicadamente ao longo da cabeça, sem fazer força, em movimentos suaves.
3) Enxágue jogando água com a mão em concha, em pequenas quantidades, no sentido da testa para a nuca, sempre tomando cuidado para que não entre nenhuma gota no ouvido.
4) Termine o banho rapidamente e envolva o bebê em uma toalha macia, secando-o sem esfregar.
Após lavar a cabeça do bebê
A plantonista na unidade de internação do Hospital Infantil Sabara e da UPA do Einstein de Perdizes (SP) também recomenda algumas medidas das quais os pais ou cuidadores não devem abrir mão, logo após se lavar a cabeça do bebê.
- Manter o bebê aquecido durante a lavagem da cabeça. “Essa é uma região de grande troca de calor, e seu filho passará frio se ficar com os cabelos molhados por muito tempo”, alerta a Dra. Maria Júlia.
- Colocar água na temperatura adequada (por volta dos 37-38 graus centígrados). O termômetro de banheira, item que faz parte de qualquer lista de chá de bebê, pode ser útil para isso.
- Evitar correntes de ar frio com portas e janelas abertas. Cuidado para não cair água dentro do ouvido da criança. Isso aumenta o risco de otite pois o conduto auditivo da criança é mais horizontalizado, o faz com que a água se retenha dentro do ouvidinho do bebê.
- Em épocas de frio, deve-se lavar a cabeça do bebê em dias alternados. “Mas, se há crostas lácteas – aquelas casquinhas que descamam no couro cabeludo, esse cuidado deve ser diário, pois a transpiração agrava o quadro.”, completa a médica.
- Dicas e cuidados básicos para lavar a cabeça do bebê
- 7 dicas para cuidar do cabelo das crianças - Dicas - Família
- Pancada na cabeça do bebê: saiba os riscos e os cuidados - Dicas - Bebês
- Dicas para cuidar dos cabelos cacheados - Dicas - Cabelo
- Youtuber dá dicas para cuidados com os cabelos durante a gestação - Dicas - Cabelo
- Confira dicas para cuidar dos cabelos ressecados - Dicas - Cabelo