Saiba quais são as causas da faringite, os sintomas e tratamentos
Popularmente conhecida como dor de garganta, doença atinge com mais frequência crianças e adolescentes

Faringite é o nome que se dá à inflamação que acomete a faringe, parte superior da garganta que liga a região do nariz e boca à laringe e ao esôfago. Com isso causa dor, coceira e irritação na garganta, o que a tornou conhecida popularmente como dor ou inflamação de garganta.
De acordo com a otorrinolaringologista Luciana dos Santos, existem dois tipos da doença. “A faringite viral, mais comum e que se trata da infecção na faringe causada por um vírus. Já a faringite bacteriana é causada pela bactéria streptococcus pyogenes, também conhecida como estreptococo do grupo A”, destaca a médica.
Principais causas da faringite
A faringite atinge principalmente crianças e adolescentes, apesar de ser bastante comum também entre os adultos. Principalmente associada a outras doenças, como as alergias e casos mais graves, como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), principalmente a gonorreia e o HIV.
A especialista aponta ainda outros fatores que podem levar ao desenvolvimento da faringite:
- exposição à fumaça, poeira, mofo, poluição e até pelos de animais quando a pessoa é alérgica;
- contato com produtos químicos alergênicos;
- infecção respiratória crônica, entre elas a asma e enfisema pulmonar;
- permanência por longo tempo em ambientes fechados;
- frequentar ambientes fechados;
- baixa imunidade.
Sintomas mais comuns
Os primeiros sinais da faringite podem ser percebidos facilmente, pois os primeiros sinais são a própria dor na garganta e a voz rouca ou abafada por mais de uma semana, além da garganta seca. Mas Luciana dos Santos indica também outros sintomas comuns à doença, como:
- dificuldades para respirar, engolir e para abrir a boca;
- dor de garganta reincidente;
- dor de ouvido;
- dores na face;
- febre alta;
- nódulos no pescoço;
A partir destes sintomas, durante a consulta, o médico fará um exame físico onde irá analisar a garganta para comprovar que se trata mesmo de uma faringite. Em caso de suspeita de que a causa seja uma bactéria, uma amostra da secreção presente na garganta será colhida para envio a um laboratório que possa indicar ou não a presença deste agente.
Tratamento para a faringite
Normalmente a faringite viral dura entre 5 e 7 dias, e não tem um tratamento específico. O que os médicos indicam geralmente são cuidados que possam aliviar os sintomas, como repouso, o uso de antitérmicos e analgésicos.
Já no caso da faringite bacteriana, somente o médico tem condições de analisar e indicar o melhor tratamento. “A faringite bacteriana é mais séria e por isso é necessário consultar um médico para saber qual a melhor forma de atacar o problema”, reforça a otorrinolaringologista.
Assim como acontece em outros casos de doenças causadas por bactérias, a faringite bacteriana pode ser tratada com antibióticos,, devidamente receitados pelos médicos. Entre eles, os mais comuns são: entre eles o Androfloxin, Arflex, Azitromicina, Bi Profenid, Cefadroxila, Cetoprofeno, Cefanaxil, Claritromicina, Clindamicina, Diclofenaco Colestiramina, Doxiciclina, Ibuprofeno, Nimesulida e Paracetamol.
Lembrando que ao perceber os primeiros sintomas o mais indicado é consultar um médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para o problema. “É preciso ressaltar que a automedicação pode trazer um risco mais sério à saúde do paciente do que algumas doenças”, alerta Luciana dos Santos.
- Saiba quais são as causas da faringite, os sintomas e tratamentos
- Anemia na gravidez: saiba quais são as causas, sintomas, tratamentos e como evitar - Dicas - Gravidez
- Saiba quais são as causas e riscos de sangramento na gravidez - Dicas - Gravidez
- Milium: saiba quais são as causas e como tratar as bolinhas brancas da pele - Dicas - Corpo e pele
- Dor nos seios: saiba quais são as causas e quando procurar um médico - Dicas - Ginecologia
- Dor de cabeça na gravidez: saiba quais são as causas e como diminuir - Dicas - Gravidez