Dieta da USP: conheça as vantagens e desvantagens
Plano alimentar que promove um emagrecimento express (até 14 kg em 14 dias!), mas pode causar efeitos colaterais e retomada do peso após o término

Muito popular, a dieta da USP chama atenção pela promessa de emagrecimento rápido: são até 14 kg em apenas 14 dias. Com um cardápio rígido, que restringe alimentos e calorias, é indicada para quem quer perder peso com urgência.
Vale lembrar que, apesar da dieta da USP levar este nome, não existe nenhuma relação com a universidade. Ela foi equivocadamente divulgada como se tivesse sido criada por médicos e nutricionistas da universidade, o que dava uma falsa credibilidade ao cardápio.
Segundo a nutricionista Adrea Marim, a dieta consiste em fazer um plano alimentar durante 7 dias. Depois de completar esta primeira semana, deve-se iniciar novamente o cardápio desde o primeiro até o sétimo dia. Entretanto, deve-se dar um intervalo de 1 a 4 dias antes de começar a segunda semana do regime.
Alimentação na Dieta da USP
A dieta possui um cardápio bem restrito, basicamente formado de ovos, presunto e café e é hipocalórica, ou seja, deve-se ingerir poucas calorias durante o seu período de realização.
O baixo consumo de carboidratos simples (massas, farinhas, arroz, aveia, pão, milho, batatas, barra de cereal, macarrão) e o aumento dos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, peixes, embutidos, leite e derivados) e gorduras boas (azeite, oleaginosas, etc.) completam a chamada dieta da USP.
Cuidados com a dieta da USP
O principal benefício da dieta da USP é emagrecimento rápido, causado pela perda de líquidos e massa muscular, além da pouca ingestão de gordura. Com o aumento do consumo de proteínas, que são nutrientes de digestão lenta, também aumenta-se a sensação de saciedade.
Porém, especialistas criticam esta dieta devido ao reganho de peso após terminá-la. “A maioria das pessoas volta a ganhar o peso perdido depois de uma a quatro semanas. Muitas pessoas perdem só alguns quilos e ficam mais gordas do que estavam antes de começar a dieta”, alerta a nutricionista. Por isso, o ideal é, ao terminar a dieta, manter uma alimentação saudável.
Andrea acrescenta que a dieta não é indicada para pessoas com diabetes, hipotireoidismo e obesidade. O ideal é sempre consultar um médico antes de aderir ao plano alimentar. Durante o período da dieta, podem ocorrer alguns sintomas como fraqueza, cansaço, desnutrição, tontura, entre outros causados pela baixa quantidade de carboidratos. Por isso, o ideal é não praticar atividade física durante a dieta.
Cardápio da Dieta da USP
Confira abaixo o cardápio de sete dias da dieta da USP. Vale destacar, no entanto, que é imprescindível consultar um nutricionista antes de iniciar este plano alimentar.
Dia 1
- Café da manhã: Café preto sem açúcar e sem adoçante.
- Almoço: dois ovos cozidos (apenas as claras) e folhas (à vontade).
- Jantar: Salada de alface, pepino e salsão (à vontade).
Dia 2
- Café da manhã: Café com dois biscoitos cream-cracker.
- Almoço: um bife grande (sem gordura) e salada de frutas (evitar banana, manga e abacate).
- Jantar: presunto (à vontade).
Dia 3
- Café da manhã: Café com dois biscoitos cream-cracker.
- Almoço: dois ovos cozidos (apenas as claras), salada de vagem e duas torradas.
- Jantar: presunto e salada de alface, pepino e salsão (à vontade).
Dia 4
- Café da manhã: Café com dois biscoitos cream-cracker.
- Almoço: um ovo cozido (não com a gema), uma cenoura e queijo minas à vontade.
- Jantar: Salada de frutas (sem creme de leite ou leite condensado) e iogurte natural.
Dia 5
- Café da manhã: Café e uma cenoura crua temperada com suco de limão.
- Almoço: frango grelhado (à vontade).
- Jantar: dois ovos cozidos (apenas a clara) com uma cenoura.
Dia 6
- Café da manhã: Café com dois biscoitos cream-cracker.
- Almoço: filé de peixe com tomate (à vontade).
- Jantar: dois ovos cozidos (apenas a clara) com uma cenoura.
Dia 7
- Café da manhã: Café com limão.
- Almoço: Bife grelhado e frutas (à vontade).
- Jantar: coma à vontade, exceto bebidas alcoólicas e doces.
Informações adicionais:
- não é permitido substituir nenhum dos alimentos nem inverter os horários.
- as verduras e vegetais permitidas são agrião, alface, tomate e chicória.
- deve-se beber água à vontade. Também café e chá (sem açúcar ou adoçante) são permitidos sem restrição.