Dieta militar: emagreça até 2kg por semana
Restrito, cardápio de três dias ajuda a acelerar o metabolismo, queimar gordura e ganhar energia
Disciplina e força de vontade são duas palavras que resumem bem a dieta militar. Desenvolvida pelo exército dos Estados Unidos, o cardápio foi criado com o intuito de ajudar os soldados a perderem peso rapidamente. Também chamada de dieta dos três dias, o cardápio é considerado um plano de emergência para quer emagrecer rápido.
No regime, os três primeiros dias baseiam-se em uma baixíssima ingestão de calorias. Segundo Andrea Marim, nutricionista, ingere-se apenas 3 refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar, sem lanches intermediários. No primeiro dia, a dieta propõe o consumo de 1.400 calorias. A determinação ainda é consumir 1.200 calorias no segundo e ingerir 1.100 calorias no terceiro dia.
A partir do quarto dia, lanches intermediários de baixa calorias já podem ser acrescentados, porém, sem recheios condimentados e gordurosos. No entanto, recomenda-se não consumir mais do que 1.500 calorias diariamente.
Após os quatros dias, deve-se recomeçar a dieta militar - por mais três dias só três refeições e depois o quarto dia com lanches. Nesse ritmo, o cardápio pode ser feito por no máximo um mês.
Benefícios da dieta militar
O maior benefício da dieta militar, garante a nutricionista, é a perda de peso rápida e a diminuição da retenção de líquido. Com o cardápio, em apenas três dias, é possível acelerar o metabolismo, queimar gordura e ganhar energia. Seguindo o cardápio à risca, é possível emagrecer até 2kg por semana.
Entretanto, como ressalva, a nutricionista explica que a dieta não pode ser feita por qualquer pessoa. "A pessoa que irá segui-la deverá estar em boas condições de saúde, caso contrário poderá apresentar quadros de hipoglicemia”, alerta.
Também não é indicada para quem sofre de problemas cardíacos ou mulheres que ainda estejam amamentando. Sendo assim, o plano alimentar é ideal para quem está em boas condições de saúde e bom condicionamento físico.
Durante os três dias, não é necessário diminuir o ritmo de atividade física. Pode nadar, correr, saltar, caminhar ou andar de bicicleta, o importante é se mexer e queimar calorias.
Alimentação na dieta militar
Segundo Andrea, devem ser riscados da dieta carboidratos simples, como pães, farináceos e frutas de alto índice glicêmico. Por outro lado, proteínas como carnes magras e peixes devem ser priorizadas. Para beber, além da água, o suco de limão é considerado um bom desintoxicante natural.
Além da mudança na alimentação, a nutricionista sugere outras dicas:
- praticar atividade física 4 a 5 vezes na semana, por no mínimo 40 minutos;
- beber de 2 a 3 litros de água dia;
- ter um sono tranquilo;
- praticar relaxamento (meditação);
- para perder e manter o peso em longo prazo, a melhor solução é apostar em uma reeducação alimentar, adotando uma dieta balanceada e saudável, acompanhada de atividades físicas.
Dieta militar: cardápio
Confira o plano alimentar de 3 dias da dieta militar:
Dia 1
Café da Manhã
- 1 laranja.
- 1 torrada ou 1 fatia de pão.
- 2 colheres de chá de manteiga ou pasta de amendoim.
- 1 xícara de chá ou café.
Almoço
- 1/2 lata de atum.
- 1 torrada.
- 1 xícara de café ou chá.
Jantar
- 3 porções de carne.
- 1 xícara de feijão verde.
- 1/2 banana.
- 1 maçã pequena.
- 1 porção de sorvete de creme.
Dia 2
Café da Manhã
- 1 ovo.
- 1/2 banana.
- 1 torrada.
- 1/2 banana.
Almoço
- 1 xícara de queijo cottage.
- 1 ovo cozido.
- 5 bolachas de água e sal.
Jantar
- ½ xícara de cenoura.
- 1 xícara de brócolis.
- 2 salsichas.
- ½ banana.
- ½ bola de sorvete de baunilha.
Dia 3
Café da Manhã
- 5 bolachas cream cracker.
- 1 fatia de queijo cheddar.
- 1 maçã pequena.
Almoço
- 1 ovo cozido.
- 1 torrada.
Jantar
- 1 latinha de atum.
- 1/2 banana.
- 1 xícara de sorvete de creme.