E quando o parceiro tem ciúme dos amigos?
Especialistas explicam porque há pessoas que não controlam um sentimento de posse que não está relacionado à traição

Nem sempre o ciúme se instala em função de uma traição iminente. Há quem não saiba lidar com os amigos, a família, o trabalho e, por vezes, nem mesmo com um hobby do parceiro. Sem contar o ciúme do cônjuge em relação aos filhos, que pode afetar o bem-estar e convivência de toda família.
Este tipo problema é mais recorrente do que se imagina. Segundo a psicóloga e terapeuta familiar Helena Monteiro, na terapia de casal é comum ouvirem-se queixas de um dos cônjuges sobre ciúme não necessariamente relacionado a um possível "rival".
"Frases do tipo 'você gosta mais de jogar futebol do que de mim'. Ou 'você dá mais valor à sua mãe do que a nossa relação' são rotineiras na vida de muitos casais. Este sentimento de posse tem, por vezes, raízes emocionais profundas", explica a psicóloga.
Desvendando o ciúme de amigos
Quase incontrolável, o ciúme dos amigos dentro de uma relação amorosa nasce através de um processo nem sempre consciente. Segundo a terapeuta especialista em relacionamento Tatiana Auler, cada um de nós constrói crenças e valores baseada no modo como fomos criados.
É como existisse um "DNA emocional", baseado na educação dos pais, no meio em que crescemos, entre outros. "Em geral, a pessoa coloca o objeto de ciúme (amigos, filhos etc) em um lugar no qual ela gostaria de estar, mas não consegue. Aquela falta dentro dela própria vem à tona através do ciúme", explica Tatiana.
Foi o que aconteceu com o casal Lucimar e Ênio Santos. Ele comerciante, ela professora, os dois casaram-se cedo. Após 5 anos de casados, Lucimar resolveu fazer um curso universitário e, através de colegas, se apaixonou por filmes europeus, mais alternativos e fora do grande circuito de exibição.
Seu marido, amante dos blockbusters americanos, não queria acompanhá-la às sessões e ela acabou fazendo de um colega de faculdade seu companheiro de cinema. O marido não entendia aquilo.
"Foi quase um ano de brigas intensas. Como o Ênio não gostava desses filmes, ele não via sentido em eu ir ao cinema com um amigo. Desconfiava de mim com o colega. Quase o casamento chegou ao fim". conta Lucimar.
Procurar em si a causa do ciúme
E, como explicou a terapeuta Tatiana Auler, Ênio acabou percebendo que sentia falta de estar no mesmo nível intelectual do amigo da esposa. E isso gerou insegurança.
"Ele sentia um complexo de inferioridade em relação ao amigo. E aí, a maneira mais simples era se escorar no ciúme", conta Lucimar. Através da terapia de casal, os dois chegaram à conclusão sobre a causa do ciúme e foram buscar a solução.
"Ciume não é necessariamente uma coisa ruim. Ele pode ser entendido como um alerta sobre nossos limites porque, em geral, o ciúme advém de um sentimento que está fora de nosso controle. Por isso, o trabalho de autoconhecimento é sempre o primeiro passo para resolver qualquer problema de ordem emocional. Ciúme incluído", orienta Tatiana.
Dicas para evitar ciúmes de amigos
No caso do casal que ilustra o artigo, ao perceber que era o medo de não corresponder às expectativas intelectuais da esposa a causa do ciúme, Ênio passou a acompanhar a mulher às sessões de cinema. E atualmente também aprecia outros tipos de filme.
Portanto, as dicas básicas para um casal enfrentar ciúmes em relação aos amigos:
- pergunte-se o porquê de o objeto de ciúme lhe incomodar tanto. As respostas, na maior parte das vezes, estão dentro de cada um;
- tente se interessar por aquilo que seu parceiro gosta de fazer. Mesmo que não seja um tema que você domine, mostre-se interessado. É possível que realmente passe a achar interessante;
- caso os momentos compartilhados entre seu amor e o amigo sejam realmente relacionados a coisas pelas quais não se entusiasme, entenda o lado positivo disto: você não precisará se forçar a nada;
- admire seu amor por sua capacidade de fazer amigos e de ter uma vivência social. Não ser alguém voltado somente para a família é saudável e mais atraente.