Entenda os benefícios das atividades físicas para crianças
Mais do que simples brincadeira, atividades trazem benefícios para o corpo e a mente das crianças
Que brincar é bom ninguém duvida. Mas numa época em que as crianças são cada vez mais sedentárias, incentivá-las a praticar, além das brincadeiras cotidianas, uma atividade física regular desde pequenas pode ter muitas avantagens.
Um estudo publicado em 2012 pela Universidade Foro Itálico de Roma comprovou que estas atividades melhoram a função cognitiva de pessoas de todas as idades. De acordo com os responsáveis pelo estudo, as atividades que exigem uma tomada de decisão imediata, como os esportes coletivos, estimulam o desenvolvimento mental das crianças.
Para Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios aos pequenos. “Além de todo o processo fisiológico (ganho de resistência muscular, força, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, controle de peso, etc.), os ganhos sociais são enormes: trabalhos em equipe, socialização, trabalho emocional, entre outros”, destaca.
Sem forçar a barra
Mas é preciso ter bastante cuidado para que as atividades físicas para crianças não se tornem um problema. “Cada fase da infância há um ponto a ser desenvolvido, mas sempre focando e priorizando o lúdico. Hoje encontramos bebês muito novinhos nadando, e crianças bem novas já correndo, mas sempre de forma recreativa”, ressalta o especialista.
O perigo existe quando o esporte na infância se torna uma busca por rendimento, deixando o lúdico-recreacional de lado. Os riscos estão principalmente em casos de crianças muito novinhas, em que uma prática esportiva mais intensa pode levar tanto a problemas físicos (lesões por esforço, desequilíbrios de desenvolvimento, etc.) quanto psicológicos (frustração, perda da motivação e até do gosto pelo esporte).
LEIA TAMBÉM
Conheça 7 motivos para colocar as crianças na escolinha de futebol
Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos
Melhores atividades físicas para crianças
Mesmo considerando que qualquer atividade física contribui para o bom desenvolvimento das crianças é possível dividi-las em duas categorias, de acordo com suas potencialidades.
A primeira engloba as chamadas atividades de habilidades abertas, que priorizam a tomada de decisões rápidas, leva a criança a ter reações instantâneas, com maior precisão e de maneira veloz. Nela se destacam os esportes coletivos, com a presença também de alguns individuais, como por exemplo:
- Futebol;
- Basquete;
- Vôlei;
- Esgrima;
- Tênis;
- Tênis de mesa (Ping Pong);
- Hockey;
- Handebol.
Já os demais são considerados de habilidades fechadas, que exigem maior concentração, repetição de movimentos, ritmo mais estável, constância durante toda a prática. Neste caso o destaque vai para os esportes individuais, entre eles:
- Natação;
- Atletismo;
- Ginástica artística;
- Artes marciais;
- Ciclismo;
- Boliche;
- Patinação.
Vale lembrar que somente um profissional capacitado está apto a identificar as necessidades e capacidades de cada criança para o desenvolvimento correto das atividades físicas.