Chá de oliveira: conheça 7 benefícios à saúde, confirmados por estudos
Pesquisas científicas apontam diversos benefícios do chá de folhas de oliveira. Entre os quais, o emagrecimento
A mais nova 'moda' entre os chás milagrosos, as folhas de oliveira - árvore onde nascem as azeitonas - têm sido apontadas por pesquisas clínicas como uma planta medicinal capaz de favorecer a perda de peso. Além de promover outros benefícios à saúde.
"Um estudo publicado em 2010 no American Journal of Nutrition, realizado na Universidade de Southern Queensland, na Australia, e coordenado pela pesquisadora Dra. Lindsay Brown, mostrou que o chá de folhas de oliveira pode ser um aliado no processo de emagrecimento", informa o médico homeopata Roberto Debski.
Segundo o Dr. Debski, nesse estudo ratos receberam durante oito semanas uma dieta rica em carboidratos e gorduras, e desencadearam um quadro de síndrome metabólica, com aumento da gordura visceral (no fígado), aumento dos níveis de pressão arterial e alteração na sensibilidade à insulina e à glicose.
"Dra. Lindsay Brown afirmou que o efeito anti-inflamatório do chá das folhas de oliveira contribuiu para as melhoras no metabolismo dos ratos, que se tornou altamente inflamatório pela dieta hipercalórica", conta o médico.
Lista de benefícios do chá de oliveira
Listamos a seguir alguns dos benefícios do chá de oliveira, confirmados pelo Dr. Roberto Debski:
1) Ajuda a emagrecer
Devido à presença de polifenóis, que possuem diversas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de oliveira reduz a resistência à insulina e melhora o metabolismo energético. Para o processo de emagrecimento, é preciso associar a ingestão do chá à uma dieta saudável e atividades esportivas regulares.
2) Auxilia no combate a osteoporose
O componente oleuopeína, antioxidante das folhas de oliveira, tem a propriedade de estimular o aumento do número e da atividade das células que geram os ossos, chamadas de osteoblastos. "Esse estudo foi publicado na revista Osteoporosis International. Essa ação previne a perda de massa óssea que ocorre durante o processo de envelhecimento (osteoporose)", confirma o dr. Debski.
3) Tem propriedades anti-inflamatórias
Os fitoquímicos polifenóis do chá de oliveira têm propriedades anti-inflamatórias com papel na cascata das prostaglandinas e leucotrienos. Clinicamente, estas propriedades atuam no combate a doenças crônicas e obesidade, que tem entre suas causas a inflamação crônica.
4) É hepatoprotetor
O chá de oliveira tem efeito cardioprotetor ao reduzir a inflamação crônica e a oxidação do colesterol. Também relaxa as artérias e otimiza a microcirculação. Protege o fígado e impede que o órgão acumule gordura. Sua ação antioxidante protege as células do corpo, inclusive as células sanguíneas, e aumenta a resposta do sistema imunológico.
5) Previne envelhecimento precoce
O processo de envelhecimento precoce se deve ao aumento da presença de radicais livres de oxigênio, que lesam as células, tecidos, órgãos e prejudicam o metabolismo. O chá de oliveira possui diversos antioxidantes. Entre os quais o hidroxindasol, que tem um grande potencial antioxidante, cerca de dez vezes maior do que o do chá verde, e centenas de vezes maior do que o da vitamina C.
6) Ajuda no controle da pressão arterial
Os fitoquímicos polifenóis presentes no chá de oliveira, em especial a oleuropeína, têm efeitos anti-inflamatórios. "Como a etiologia das doenças cardiovasculares é a inflamação crônica, que lesa a parede das artérias e prejudica a microcirculação, o chá tem efeito cardioprotetor e reduz a pressão arterial", explica o médico homeopata.
7) É diurético
O fitoquímico oleuropeína tem propriedades diuréticas e ajuda a reduzir o edema dos tecidos e a retenção de líquidos, o que aumenta a eliminação das toxinas dos tecidos e combate inchaços Essas propriedades auxiliam no emagrecimento e na prevenção da formação de cálculos do trato urinário.
Copyright foto: iStock