Amora: conheça os nutrientes e os benefícios da frutinha
Fruta saborosa que dá no mato têm propriedades antioxidantes capazes de prevenir doenças. E o chá de folha de amora ainda ajuda a emagrecer
Amora seria o feminino de amor? Apesar da tentação poética em brincar com a língua portuguesa, todos sabemos que amora é apenas o substantivo feminino que define o fruto da amoreira (cujo nome científico é morus nigra).
O que poucos imaginam é que essa frutinha simpática e deliciosa pode trazer diversos benefícios à saúde. A fruta tem propriedades antioxidantes e o chá das folhas de amora ainda têm poder emagrecedor, em função de sua capacidade de regulador intestinal.
"Estudos mais recentes comprovam a eficácia de suas ações. A amora, assim como outras frutas vermelhas, é considerada alimento funcional - aqueles que, além de satisfazer as necessidades nutricionais básicas, desempenha efeitos fisiológicos benéficos à saúde", reforça a nutricionista Marcia Del Grand.
Propriedades da amora
Segundo a nutricionista, existem 3 tipos de amoras:
- a amora vermelha, a mais comum;
- a amora branca, de sabor agridoce;
- e a amora negra, preferida por causa de seu sabor mais doce.
Ricas em Vitamina C, as amoras são grandes aliadas no combate a infecções, pois neutralizam toxinas bacterianas e auxiliam a fortalecer o sistema imunológico.
"A presença da Vitamina E, excelente antioxidante, ainda faz com que a amora auxilie na prevenção de doenças coronarianas e tenha impacto sobre as funções musculares e reprodutivas", conta a especialista.
A fruta de cor arroxeada ainda influencia contra inflamações dos tecidos na menopausa e previne o câncer. A amora possui também grande quantidade de potássio, fundamental para manter as funções das paredes celulares de nosso organismo.
"A quantidade considerável de fibras na amora evita a constipação e age como anti-inflamatório natural", completa a nutricionista Marcia Del Grand.
Chá da folha de amora para emagrecer
Apesar de os estudos ainda não trazerem 100% de comprovação, algumas pesquisas já indicam que da amoreira de aproveita até a folha. Estas podem proporcionar uma infusão com sabor da fruta, que funciona como regulador do intestino.
"Quantidade de vitamina C presente na folha da amora também tem efeito adstringente, combatendo o mau colesterol. Também, como é peculiar aos chás, o efeito diurético do chá de folha de amora tem um efeito contra o inchaço", indica a nutricionista Carla Ribeiro.
Receita de chá de folha de amora
Ingredientes
- 1 colher de folhas de amora secas ou 1/2 xícara de chá de folhas de amora frescas
- 1 litro d'água
Modo de preparo
- Ferva um litro de água juntamente com as folhas de amora
- Deixe esfriar e beba aos poucos
Suco de amora no café da manhã
Uma outra combinação perfeita é um suco ou vitamina de amora. "Bater a frutinha com leite e uma colher de aveia, adoçada com o uma colher de sopa de mel pode se transformar no alimento perfeito para o desjejum", ensina a nutricionista Carla Ribeiro.
Para quem tem não gosta de leite, ou tem intolerância à lactose, a nutricionista ensina uma receita mais adequada. Também serve para abrir o café da manhã ou mesmo para o lanche da tarde.
Um copo de 300 ml tem cerca de 90 calorias. A bebida é excelente para acompanhar sanduíches na hora do lanche. Veja receita a seguir:
Receita de Suco de amora com laranja
Ingredientes
- suco de 2 ou 3 laranjas (pera ou seleta)
- 1 xícara de amora
- 1 colher de sopa rasa de mel de abelha
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. No verão, pode-se colocar três pedrinhas de gelo para ficar mais refrescante.
Copyright foto: iStock