11
Obrigado

Descubra se granola engorda e quais são seus benefícios

Segundo expert, se consumida com moderação (até 3 colheres de sopa por dia), este ingrediente cheio de fibras pode até emagrecer!

Granola engorda ou emagrece? Confira a opinião da nutricionista.


Composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas, a granola é um alimento versátil que pode ser combinado com frutas, iogurtes, shakes, bolos e uma infinidade de receitas. Fonte de carboidrato complexo, fornece bastante energia, por isso é uma dos alimentos favoritos de quem malha. Além disso, o alimento possui baixo índice glicêmico. Mas será que granola engorda?

Granola engorda: mito ou verdade?

Segundo Adriana Lima, nutricionista da Clínica Fares, trata-se de um mito. A granola, na verdade, ajuda a emagrecer. Por possuir baixo índice glicêmico, é metabolizada lentamente, sem gerar picos de insulina e nem formação de gordura corporal. Além disso, por ser rica em fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e diminuiu o colesterol ruim (LDL-colesterol).  

Entretanto, é preciso ficar alerta. Por ser fonte de carboidratos, a granola pode sim engordar se for consumida exageradamente. O ideal é consumir de 1 a 3 colheres de sopa por dia, lembrando que cada colher possui, em média, 70 kcal.

Uma opção para evitar os quilinhos a mais é preferir opções que contenham alimentos orgânicos, que seja isenta de gorduras trans, com pouca gordura saturada, livre de corantes e de açúcar branco. Por isso, é importante olhar o rótulo da embalagem. Se o primeiro ingrediente for açúcar, fuja!

Outros benefícios da granola

A granola possui ainda baixo teor de gorduras e até ômega 3 e 6 - encontrados nas castanhas e nozes - que protegem a saúde do coração e os vasos sanguíneos.

O alimento apresenta também minerais como o zinco (essencial para o sistema imunológico), fósforo, (relacionado à formação de ossos e dentes) e selênio (de ação antioxidante e necessário para a função da glândula tireóide). Também são encontradas vitaminas, do complexo B.

Receita de granola caseira

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoas
  • ½ xícara de nozes
  • ½ xícara de castanha do pará
  • 3 xícaras de aveia
  • 2/3 xícara de mel
  • ¼ xícara de óleo de coco ou  azeite
  • 1 xícara de uva passa
  • 1 xícara de damasco
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque as três xícaras de aveia em um recipiente fundo.
  2. Pique as castanhas do Pará, as amêndoas e as nozes até elas ficarem em pedaços pequenos e médios. Misture-as com a aveia e adicione sal, óleo de coco e o mel. O sal é pra evitar que fique muito  doce.
  3. Coloque num recipiente grande bem espalhada. Leve ao forno em temperatura média ou baixa por 15 minutos.
  4. Retire do forno, mexa e volte ao forno. Fique monitorando a cada  a cada 10 minutos. O ponto se dá quando a granola ficar bem dourada.
  5. Depois que estiver pronta, acrescente as frutas secas.

Copyright foto: iStock

Este documento, intitulado 'Descubra se granola engorda e quais são seus benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.