Superação: maratona ajuda até a enfrentar melhor um tratamento de câncer
Preparo para uma corrida de longa distância é uma excelente forma de criar metas e dizer ao organismo: não desista!

Há momentos na vida em que algumas pessoas sentem-se no fundo do poço. Depressão, sobrepeso, câncer. Doenças do corpo e da mente que abatem sobre nós e nos tiram a energia vital. Em momentos como esse, a maratona tem ajudado muita gente a superar a fase difícil.
Foi o que aconteceu com a paulistana Ivonete Silveira, de 50 anos. Há cerca de dez anos, a manicure e depiladora de Diadema foi diagnosticada com um câncer no fígado.
Sua vida virou uma verdadeira maratona contra o câncer. Entre inúmeras cirurgias, seguidas de sessões de radio e quimioterapia, Ivonete acabou encontrando nas pistas um remédio eficaz.
“Quando descobri a doença não praticava esporte. Eu comecei a correr porque resolvi enfrentar o câncer de cabeça erguida. Fico um pouco apreensiva com tudo isso, mas quando chego na pista tenho o meu momento. Corrida é autoestima. Traz essa sensação de que estou bem. De que estou viva”, declara a manicure.
A corrida é conhecida prática que gera bem-estar e está associada a superação dos limites individuais. Durante o treinamento ou durante as provas, os limites individuais são alcançados.
Como o organismo reage à maratona
E, para se alcançar as metas pré-estabelecidas e ir avançando em tempo e distância, o organismo e a mente humana dispõem de recursos para ir além e ir empurrando o limite individual cada vez mais longe.
A mente e o corpo estão juntos nesse processo de resiliência: os estímulos dos treinos promovem modificações cardiovasculares e musculares, preparando o organismo para um melhor desempenho, progressivamente.
A sensação de bem-estar e felicidade experimentada pelos corredores está associada também à liberação de endorfinas e também de leptina. As endorfinas são neurotransmissores liberados nos exercícios vigorosos e orgasmos.
"São essas substâncias que dão a sensação de bem-estar e são responsáveis pelo estado “viciante” da corrida. A leptina é liberada pelo tecido adiposo e gera a sensação de saciedade e recompensa", explica a Dra. Fabiula Schwartz, cardiologista e uma das médicas da equipe de saúde da Maratona do Rio.
Assim, com a liberação dessas substâncias ao longo da corrida, ocorre estímulo mental e físico para manter os passos e se alcançar a linha de chegada.

De acordo com especialistas, além dos pontos fisiológicos, outros pontos-chave desencadeiam benefícios e a consequente superação dos obstáculos. A atividade exige algumas renúncias, além da incorporação de novos hábitos saudáveis, como:
- alimentação balanceada;
- disciplina de horários;
- e persistência.
Compromisso com a mudança de vida
As histórias de quem encara uma maratona, mesmo enfrentando problemas como um câncer, são inspiradoras e servem de referência para quem sempre pensou em começar a correr, mas desanima ao primeiro empecilho.
"Quem resolve olhar para a própria vida e, por amor ou pela dor, decide assumir um compromisso com a mudança de vida. E está disponível a enfrentar a comodidade e sair da zona de conforto. Não há negociação: é mudança e pronto", comenta a psicóloga e professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Camila Aloisio Alves.
"Haverá dias que essa mudança vai mais fácil e outros dias mais difícil. O motor será o desejo de chegar no objetivo final", ensina Camila. E mesmo que não se corra como o Usain Bolt, só o fato de ir até o limite já é o suficiente para mente e corpo acompanharem a decisão. E a superação se dá.
É por causa de todos esses benefícios que Ivonete já determinou mais um grande desafio: participará de sua primeira maratona. Dessa vez será em junho, na orla da Cidade Maravilhosa. Participar da Maratona do Rio é mais uma prova que não há limites para a determinada paulistana.
LEIA TAMBÉM
Treino de corrida: planilha exclusiva e dicas para iniciantes
Copyright fotos: iStock e arquivo pessoal.
- Superação: maratona ajuda até a enfrentar melhor um tratamento de câncer
- Conheça os alimentos que ajudam a baixar o triglicérides no sangue - Dicas - Viver bem
- Conheça 10 exercícios que ajudam a aumentar a flexibilidade do corpo - Dicas - Fitness
- Veja a seleção de 11 frutas que ajudam a emagrecer - Dicas - Dieta e nutrição
- Amendoim ajuda a emagrecer, sim! - Dicas - Dieta e nutrição
- Dieta do leite ajuda a enxugar até 1kg por dia - Dicas - Dieta e nutrição