Oscar 2017: Confira a lista de vencedores

"Moonlight" levou o principal prêmio da noite após gafe histórica no anúncio do vencedor de melhor filme

Mahershala Ali, Emma Stone, Viola Davis e Casey Affleck levaram os prêmios de atuação no Oscar 2017.

Com quase quatro horas de duração, a cerimônia do Oscar 2017 foi realizada na noite deste domingo (26), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Favorito desta edição, o musical La La Land – Cantando Estações, levou seis das 14 estatuetas que concorria e garantiu o título de filme mais premiado da noite. Entre os prêmios recebidos, o longa ficou com o de melhor diretor, com Damien Chazelle, e de melhor atriz, com a jovem Emma Stone.

A noite da maior premiação do cinema mundial também foi marcada por uma gafe histórica, inédita em 89 anos de existência do Oscar. Os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, que foram escalados para apresentar o principal prêmio do evento, anunciaram La La Land como grande vencedor na categoria melhor filme, quando na verdade o título seria entregue a Moonlight: Sob a Luz do Luar. A equipe do musical já estava no palco agradecendo, quando se notou o equívoco e a produção de Moonlight foi chamada para receber o prêmio.

Com um elenco todo composto por atores negros, o longa do diretor Barry Jenkins retrata o amadurecimento de um jovem negro inserido na difícil realidade de um bairro pobre de Miami. A vitória do filme marca, pela primeira vez, a presença massiva de negros na premiação e encerra a polêmica ocorrida em 2016, quando foi questionada a falta de diversidade no Oscar.

Viola Davis também foi destaque ao ser premiada como melhor atriz coadjuvante pelo papel de uma dona de casa amargurada em Um Limite Entre Nós, de Denzel Washington - lembrado que a estrela já havia ganhado o Globo de Ouro pelo mesmo trabalho. Já Casey Affleck, irmão de Ben Affleck, levou para casa o disputado prêmio de melhor ator pelo filme Manchester à Beira-Mar, que também ganhou o Oscar de roteiro original. 

Em agradecimento, Viola fez um discurso emocionante. "Existe um lugar em que se reúnem todas as pessoas que tem grande talento. E é no túmulo. As pessoas me perguntam o tempo todo: 'Que tipo de histórias você quer contar Viola?'. E eu respondo: 'Vocês têm que exumar esses corpos, essas histórias, as pessoas que quiseram e nunca conseguiram conquistar seus sonhos. Eu consegui. Eu me tornei uma artista. E esta é a única profissão que celebra o que significa viver uma vida", disse.

Confira abaixo a lista completo dos vencedores do Oscar 2017:
 

Melhor filme
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor ator
Casey Affleck - Manchester à Beira-Mar

Melhor atriz
Emma Stone - La La Land - Cantando estações

Melhor diretor
Damien Chazelle, La La Land - Cantando estações

Melhor ator coadjuvante
Mahershala Ali - Moonlight: Sob a luz do luar

Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis Um Limite entre nós

Melhor animação
Zootopia - Essa Cidade é o Bicho

Melhor filme estrangeiro
O apartamento (Irã)

Melhor roteiro adaptado
Moonlight: Sob a luz do luar

Melhor roteiro original
Manchester à Beira-Mar

Melhor design de produção
La La Land: Cantando estações

Melhor fotografia
La La Land - Cantando Estações

Efeitos visuais
Mogli: o Menino Lobo

Melhor curta-metragem
Mindenki

Melhor documentário
O.J.: Made in America

Melhor documentário de curta-metragem
The White Helmets

Melhor cabelo e maquiagem
Esquadrão Suicida

Melhor edição de som
A Chegada

Melhor mixagem de som
Até o Último Homem

Melhor curta de animação
Piper

Melhor canção original
"City Of Stars" - La La Land - Cantando Estações

Melhor trilha sonora
Justin Hurwitz - La La Land - Cantando Estações

Melhor figurino
Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor montagem
Até o Último Homem

Copyright foto: Chris Pizzello/AP/SIPA

Veja também
Este documento, intitulado 'Oscar 2017: Confira a lista de vencedores', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.