0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Comida baiana caseira: delicie-se ao preparar a receita da moquequinha de ovo

Prato pouco conhecido no sudeste e no sul, a moquequinha de ovo nasceu no sertão da Bahia com ingredientes que substituem os frutos do mar

Moquequinha de ovo: comida baiana caseira nascida no sertão, onde não há peixe.


Moqueca é um prato típico brasileiro, em geral feito à base de frutos do mar. Comida tradicional nos estados do Espírito Santo e da Bahia, uma das estrelas da culinária caseira brasileira também existe em versões pouco conhecidas nos demais pontos do país. Um exemplo é a moquequinha de ovo, uma deliciosa comida baiana no melhor estilo "comida feita em casa".

Uma das mais evidentes peculiaridades desta comida baiana caseira é ser pouco conhecida de quem não nasceu ou viveu na Bahia. "Eu só fui conhecer almoçando na casa da minha sogra. Até mesmo em restaurantes de Salvador é difícil encontrar a moquequinha de ovo", conta o historiador Eduardo Almeida, casado com o restaurador de obras de arte - e baiano -  Raimundo Santos.

Comida baiana caseira apresentada aos 'gringos'

Foi Eduardo e Raimundo que apresentaram o delicioso prato caseiro à reportagem d'A Revista da Mulher. Os dois moram em uma casa do século XIX, em um dos bairros mais tradicionais e convidativos do Rio de Janeiro, Santa Teresa. Como a  residência é enorme, montaram um hostal em um dos quartos.
 

Eduardo e Raimundo, os anfitriões da boa comida baiana, em uma das visitas a Salvador.


Ali recebem muitos turistas estrangeiros. Para o serviço de almoço ou jantar, opcional, decidiram servir comidas típicas brasileiras, incluindo comida baiana, mas que fossem menos 'clichês'. "Percebemos que aquela comidinha que minha mãe fazia agradava aos gringos", conta Raimundo.

A partir dali, cadastraram-se no portal Eat With, cujo conceito é promover encontros gastronômicos nas casas de pessoas que gostam de cozinhar. "Amo cozinhar. Amo aprender receitas. Ao conviver com a família do Raimundo, aprendi muitos pratos de comida baiana. E de comida caseira, que é sempre muito mais saborosa e tem valor emocional", entusiasma-se o historiador.

Sem peixe, moquecas ganham outros ingredientes

A culuinária Bahia, estado brasileiro com o maior litoral, cerca de 1.100 km, e com forte influência da herança africana, é caracterizada pelos pratos condimentados, grande parte tendo peixes e frutos do mar como protagonistas.

Mas o que muita gente esquece é que a Bahia é tão grande, que também tem um interior e sertão tão extensos quanto seu litoral. E na escassez, sempre nasce a criatividade culinária.

"As famílias mais rurais, que moram nos sertões onde não há rio ou mar criaram versões de moqueca com ovo, banana da terra entre outros ingredientes em substituição ao peixe", conta Eduardo.
 

Moqueca de banana da terra: outra iguaria da comida baiana sem frutos do mar.

Veja a receita da moquequinha de ovo

Ingredientes

  • 3 tomates grandes maduros, mas firmes. Sem sementes e picados;
  • 2 pimentões verdes e 1/2 pimentão vermelho. Pequenos, sem semente e sem a pele branca interna e picados;
  • 2 cebolas brancas, médias e picadas;
  • 2 pimentas dedo-de-moça. Pequenas, sem sementes e sem a pele branca interna;
  • 6 ou 8 ovos;
  • 1/3 de xícara de azeite de dendê;
  • 1 xícara de leite de coco grosso;
  • sal a gosto para temperar;
  • 1/2 xícara de azeite de oliva para refogar;
  • coentro picado para finalizar.

Modo de Preparo:

1) Numa panela larga (de preferência de barro), refogue primeiro a cebola no azeite de oliva, até que comece a ficar transparente. 

2) Acrescente o pimentão picado, refogue por uns 2 minutos e acrescente o tomate picado. Misture bem. Abaixe o fogo quando levantar fervura. Se estiver muito seco, acrescente um pouquinho d`água para não grudar. 

3) Ferva por uns 3 minutos até que engrosse o molho e acrescente o azeite de dendê e o leite de coco, esse pelos cantos da panela. Mão mexa.

4) Com uma colher abra buracos no molho e vá quebrando os ovos e despejando-os nestes buracos um a um.

4) Tampe a panela diminua o fogo deixe o ovo cozinhar por 2 minutos.

5) Finalize com a dedo-de-moça picada e o coentro. Sirva quente, acompanhado de arroz branco, farofa e feijão fradinho.

Copyright foto: Ana Paula Cardoso e Arquivo Pessoal

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Comida baiana caseira: delicie-se ao preparar a receita da moquequinha de ovo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo