Leite de arroz: aprenda a fazer em casa
Além de saudável, o leite de arroz é um ótimo substituto do leite de vaca. Confira a receita e as dicas
Quem decide abandonar o consumo do leite de vaca - como os vegetarianos e veganos - ou possui intolerância à lactose, encontra uma grande variedade de leites vegetais disponíveis para substituí-lo, como o leite de soja, de coco ou de castanhas. Outra opção bastante conhecida é o leite de arroz.
Além de não possuir lactose e colesterol, este leite é pouco alergênico e fácil de digerir. Segundo Flavia Machioni, health coach e autora do site Lactose Não, a bebida tem o sabor característico do arroz, mas seu gosto é disfarçado quando misturado à temperos e adoçantes.
Sendo assim, é um excelente substituto do leite de origem animal em diversas receitas do dia a dia, como cremes, bolos, shakes e vitaminas. Até o bom e velho café com leite, pode ser feito com a bebida vegetal.
Confira outros benefícios do leite de arroz:
- Fácil de digerir, pois sua proteína vegetal é mais leve do que a animal;
- Contribui para alimentar a flora intestinal com bactérias do bem;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- Pode ser consumido por quem sofre de gastrite ou acidez estomacal.
Propriedades nutricionais
Além dos inúmeros benefícios à saúde, o leite de arroz também possui mais carboidratos do que o leite de vaca. Porém, tem menos proteína, por isso quem planeja usá-lo como substituto do leite de vaca deve incluir maior quantidade de alimentos ricos em proteína na dieta.
Quando o assunto é calorias, uma xícara de leite de arroz contém, em média, 140. Já a mesma quantidade do leite de vaca integral possui 185 calorias. A versão desnatada, porém, possui 97 calorias.
No quesito gordura, a bebida vegetal de arroz também é mais saudável do que o leite de vaca integral, pois possui cerca de três gramas por xícara, enquanto o de vaca contém cerca de 11 gramas. A bebida perde, no entanto, para o leite de vaca desnatado, que possui menos de meio grama de gordura por porção.
Opção econômica
Além do leite de arroz ser um ótimo substituto do leite de vaca, a bebida também é uma opção barata, pois pode ser feito em casa. Seu resíduo - parte que sobra quando o líquido é separado da mistura batida no liquidificador - ainda pode ser usado para substituir parte da farinha em receitas de bolos, ou para engrossar mingau, caldos e sopas.
O leite de arroz já pode ser encontrado na prateleira dos supermercados, porém, além de ser caro (uma embalagem de 1 litro custa, aproximadamente, 20 reais), pode conter xarope, açúcar, entre outros ingredientes que geralmente são acrescentados aos alimentos industrializados.
Faça em casa
Confira abaixo a receita do leite de arroz caseiro preparado pela expert. Quem busca uma versão ainda mais light da receita, pode optar pela versão feita com arroz integral. Neste caso, explica Flávia, a coloração e o sabor podem variar, além das propriedades nutricionais.
Receita de leite de arroz
Ingredientes
- 1 xícara de arroz
- De 2 a 3 xícaras de água
- Baunilha, canela ou cardamomo a gosto (opcional)
Modo de preparo
1. Despeje o arroz e a água em uma panela.
2. Cozinhe por 10 - 15 minutos, até que o arroz fique macio.
3. No liquidificador, bata 1 xícara do arroz cozido com 2 a 3 xícaras de água.
4. Coe bem para separar o sólido do líquido.
5. Armazene a bebida na geladeira em vidro bem vedado e consuma em até 6 dias.
6. O resíduo do leite de arroz (parte sólida que fica na peneira) pode ser armazenado por um dia na geladeira ou até 3 meses no congelador.
Copyright foto: iStock