Oscar 2017: reveja os 10 últimos vencedores do prêmio de melhor ator
Confira a lista que traz nomes como Leonardo DiCaprio, Matthew McConaughey e Jean Dujardin

As apostas estão lançadas para saber quem serão os grandes vencedores do Oscar 2017. Marcada para o próximo dia 26 de fevereiro, a 89ª edição da premiação tem como favorito absoluto o musical La La Land - Cantando Estações, indicado em 14 categorias, entre elas as de melhor filme, melhor atriz (Emma Stone) e melhor ator (Ryan Gosling).
Enquanto Stone tem um páreo duro pela frente na disputa com Natalie Portman, Meryl Streep, Ruth Negga e Isabelle Huppert, Gosling encabeça o favoritismo para levar a estatueta. O ator, indicado pela segunda vez, tenta a vitória contra Casey Affleck, Andrew Garfield, Viggo Mortensen e o veterano Denzel Washington – ganhador de dois Oscar em anos anteriores.
Na expectativa para conhecer os melhores nas categorias de atuação, a redação d’A Revista da Mulher preparou uma retrospectiva com os 10 últimos vencedores do prêmio de melhor ator. Com direito a dobradinha de Daniel Day-Lewis e surpreendentes vitórias de Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey, confira a lista na galeria a seguir.
Copyright foto: Joel Ryan/AP/SIPA e BT1/WENN.COM/SIPA
2016 - Leonardo DiCaprio
Após cinco indicações e diversas esnobadas da Academia em anos anteriores, Leonardo DiCaprio finalmente venceu seu primeiro Oscar em 2016 pela atuação como protagonista de O Regresso. A vitória do ator foi uma das mais comemoradas nos últimos anos pelo público e até pelos colegas artistas.
Copyright foto: BT1/WENN.COM/SIPA
2015 - Eddie Redmayne
Dividindo o favoritismo com o veterano Michael Keaton, o britânico Eddie Redmayne levou a melhor no Oscar 2015 por sua performance em A Teoria de Tudo. Além da semelhança física, o ator surpreendeu com sua interpretação no papel do famoso cientista Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Copyright foto: SIPANY/SIPA
2014 - Matthew McConaughey
Famoso por estrelar diversas comédias românticas, Matthew McConaughey provou ser um ator de primeira categoria ao viver um personagem complexo em Clube de Compras Dallas. Na preparação para o papel de um cowboy portador de AIDS, o astro chegou a perder mais de 20 quilos. O esforço e o talento do bonitão foram recompensados com um Oscar de Melhor Ator em 2014.
Copyright foto: Stewart Cook/REX/REX/SIPA
2013 - Daniel Day-Lewis
Em 2013, Daniel Day-Lewis levou para casa seu terceiro Oscar de Melhor Ator e se tornou o ator com o maior número de vitórias na categoria. O britânico, que teve papéis memoráveis no cinema, conseguiu o feito graças à sua impecável atuação na cinebiografia Lincoln, que retrata a vida do emblemático presidente norte-americano Abraham Lincoln.
Copyright foto: John Shearer/AP/SIPA
2012 - Jean Dujardin
Em O Artista, Jean Dujardin encarou o grande desafio de ser o protagonista de um filme inteiramente mudo (e preto-e-branco) em plena era tecnológica. Sua performance em cena surpreendeu a Academia e o francês foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2012.
Copyright foto: Joel Ryan/AP/SIPA
2011 - Colin Firth
O inglês Colin Firth já era uma figura bem conhecida em Hollywood quando recebeu o primeiro (e único) Oscar de sua carreira, em 2011. A indicação ao prêmio veio por conta de sua atuação em O Discurso do Rei, em que interpretou o Rei George VI, da Inglaterra – famoso por sofrer de um grave problema de gagueira.
Copyright foto: Stewart Cook / Rex Feat/REX/SIPA
2010 - Jeff Bridges
Dono de uma extensa e bem-sucedida carreira em Hollywood, Jeff Bridges recebeu neste ano sua sétima indicação ao Oscar. Caso saia vencedor, esta será a segunda estatueta do ator, que levou o prêmio na edição de 2010 por seu papel no drama musical Coração Louco.
Copyright foto: Matt Sayles/AP/SIPA
2009 - Sean Penn
Sean Peann já havia recebido um Oscar de Melhor Ator quando foi agraciado com a segunda estatueta, em 2009, pelo papel em Milk: A Voz da Igualdade. Com uma interpretação intensa, ele deu vida ao ativista político Harvey Milk, que lutou pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos, na década de 1970.
Copyright foto: Matt Sayles/AP/SIPA
2008 - Daniel Day-Lewis
Dezoito anos depois de receber seu primeiro Oscar, Daniel Day-Lewis voltou a brilhar na premiação da Academia ao garantir uma nova estatueta em 2008. Graças à sua atuação em Sangue Negro, o ator desbancou um time de concorrentes de peso, que incluía Viggo Mortensen, George Clooney, Johnny Depp e Tommy Lee Jones.
Copyright foto: Kevork Djansezian/AP/SIPA
2007 - Forest Whitaker
Único ator negro premiado com o Oscar nos últimos dez anos, Forest Whitaker era considerado o favorito na categoria de Melhor Ator em 2007. Sua primeira e única indicação foi dada graças ao seu papel em O Último Rei da Escócia, no qual interpretou o ditador ugandense Idi Amin Dada.
Copyright foto: Kevork Djansezian/AP/SIPA